Reumo abordagem estruturalista

3680 palavras 15 páginas
1. INTRODUÇÃO

Atualmente, os gestores de pessoas consideram como a melhor motivação ou atração despertada pela empresa o pacote de benefícios oferecidos por ela. Não é tarefa fácil para o pessoal de recursos humanos administrar e decidir quais os melhores benefícios para se oferecer para querer que o funcionário sinta prazer, vontade, de estar na equipe.

Este trabalho apresenta uma análise dos benefícios sociais que as organizações têm a obrigação de oferecer aos seus colaboradores e os benefícios que não são obrigatórios, vistos como um incentivo e até como uma ferramenta para retenção de talentos.

Os benefícios oferecidos pela empresa aos seu colaboradores podem ser denominados de salário indireto, pois eles correspondem boa parte da remuneração total do funcionário e não só nos dias atuais, esse é um fator de decisão na aceitação de ofertas de empregos

A importância da adoção de bons benefícios pela empresa advém também do impacto sobre a imagem que a empresa quer e precisa passar para a comunidade de uma maneira geral, mais principalmente para conseguir reter pessoas que farão a diferença na empresa, a chamada retenção de talentos.

Os funcionários também sentem o impacto com os benefícios oferecidos a eles, pois “os benefícios têm impacto direto sobre a qualidade de vida dos funcionários, influindo sobre a segurança e futura e sobre a sua condição de vida” (WOOD JR. PICARELLI F., 1996, p.56).

Muitas empresas oferecem os pacotes de benefícios de acordo com seu grupo de funcionários, nota-se uma preocupação com o desenvolvimento pessoal e profissional e o compromisso com a saúde e qualidade de vida do capital humano da empresa ocorrendo com mais freqüência nos últimos anos.

2. HISTÓRIA E DEFINIÇÃO DE BENEFÍCIO SOCIAL

O benefício é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base para a satisfação de suas necessidades profissionais.

O benefício sempre

Relacionados