Retículo Endoplásmatico

Páginas: 7 (1740 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2015
Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes.1 Formado a partir da invaginação da membrana plasmática,1 é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam com o envoltório nuclear (carioteca). Foi descoberto em 1945 pelo citologista belga Albert Claude.
A microscopia eletrônicarevelou a presença, no interior do citoplasma, de um retículo de membranas lipoprotéicas que foi denominado retículo endoplasmático (RE). Conforme a posição das membranas, podemos distinguir a existência de túbulos e saculos ou vesículas achatadas. O retículo endoplásmatico rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas,facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular, síntese de proteínas (sua principal função) e armazenamento.
O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lipídios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular. Existem dois tipos de retículos, classificados de acordo com a presença ou ausência de ribossomas na suasuperfície: rugoso ou liso, respectivamente.
MITOCÔNDRIA
A mitocôndria contém as membranas exteriores e interiores compostas de bicamadas de fosfolípidos e proteínas. As duas membranas, no entanto, têm propriedades distintas.6 Devido a esta organização de dupla membrana, existem cinco compartimentos distintos dentro da mitocôndria. São eles:
1. Membrana exterior mitocondrial,
2. Espaço intermembranar (o espaço entre asmembranas exteriores e interiores),
3. A membrana mitocondrial interna,
4. O espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna), e
5. A matriz (espaço dentro da membrana interna).

RIBOSSOMO
O ribossomo é formado principalmente (mais ou menos 60% da massa total) pelo flagelo ribossomático e cerca de 50 tipos diferentes de proteínas. Tem uma grande e uma pequena subunidade,sendo a grande formada de 49 proteínas + 3 Na (Sódio) e a pequena por 33 proteínas
Um ribossomo tem tamanho médio de 210 nanometros e possui duas unidades de tamanhos distintos que se encaixam ao longo da fita de RNA.
O ribossomo só é funcional quando suas subunidades estão unidas. Após a construção de cada proteína, as subunidades se desprendem da fita de RNA mensageiro(RNAm) e se separam.
Nasubunidade maior, existem duas regiões onde ocorre o contato direto com o RNAt: são chamadas Sítio A (Aminoacil) onde ocorre a chegada do RNAt e Sítio P (Peptidil) onde são formadas as ligações peptídicas pela junção entre os aminoácidos de ambos os sítios. A ação dos ribossomos na tradução se divide em: iniciação (AUG - códon de início), alongamento (fatores de alongamento) e finalização (códons deparada - Stop).
COMPLEXO GOLGIENSE
Encontrado no interior do citoplasma de células vegetais e animais, o complexo de Golgi é composto de pilhas de dobras demembranas interligadas formando estruturas conhecidas como cisternas. Uma pilha individual é muitas vezes chamada de dictiossomo, especialmente em células vegetais.3 4 Uma célula de um mamífero contém tipicamente 40 a 100 pilhas dessetipo.5 Entre seis a vinte cisternas são normalmente presentes em uma pilha, no entanto, em alguns protistas esse número pode chegar a sessenta.2 Cada cisterna compreende um disco de membrana plana, fechada, que inclui enzimas especiais que modificam ou ajudam a modificar proteínas que são transportadas através da estrutura.6
A pilha de cisternas tem quatro regiões funcionais: a rede cis-Golgi,medial-Golgi, endo-Golgi e trans-Golgi. A face trans é a facecôncava, que libera vesículas para a membrana plasmática, enquanto a face cis é convexa, recebendo vesículas transportadoras provenientes de outras organelas intracelulares. Cada região contém enzimas diferentes que seletivamente modificam o conteúdo, dependendo de onde eles residem. As cisternas também carregam proteínas estruturais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reticulo Endoplasmatico
  • Reticulo endoplasmatico
  • reticulo endoplasmatico
  • Reticulo endoplasmático
  • Retículo Endoplasmático
  • Reticulo endoplasmático
  • Reticulo endoplasmatico
  • Reticulo endoplasmatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!