Retábulo de São Miguel e São Pedro

Páginas: 19 (4543 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015
Retábulo de S. Miguel e S. Pedro – Jaume Cirera e Bernart Despuig
Ficha Técnica
Autoria: Jaume Cirera
Colaborador: Bernat Despuig
Época: Medieval/Gótico
Tema: Religião
Tipologia: Pintura
Técnica: Tempera e panos de ouro sobre madeira
Data de Execução: 1432-1433
Dimensões: 550 x 520 x 37
Localização original: Altar maior da igreja de S. Miguel da Sé d’Urgell
Localização atual: Museu Nacionald’Arte da Catalunha

No âmbito religioso, o retábulo desempenha uma função muito especial, que se destaca de todo o mobiliário litúrgico. Ocupa um lugar priviligiado e de grande destaque, situado atrás ou sobre o altar onde se realiza a Eucaristia. Esta localização permite aos fieis dirigirem-se nas suas orações. Ao que tudo indica a predela, foi iniciada por Jaume Gonçalbo antes da sua morte, em 1428,e finalizado todo o retábulo por Cirera e Despuig em Barcelona, 1433. Dadas as elevadas dimensões, o retábulo foi elaborado por partes. Foi traçado o desenho e esculpida a madeira para receber o pigmento. Depois de bem lixada preparou-se a madeira para receber o pigmento. Toda a superficie foi alisada, preenchidas todas as fissuras, e aplicadas várias camadas de gesso. Depois levou uma aplicaçaãode argila vermelha, cremosa, para a base da pintura. Depois de seco foram aplicados os panos de ouro, que resulta da aplicação de folhas muito finas sobre a madeira. O retábulo é elaborado com linhas horizontais e verticais. As colunas, que dividem as diferentes cenas, são trabalhadas de forma ondulada para dar força, segurança e dar mais fluidez à peça. As linhas curvas que adornam, a partesuperior, dão delicadeza a todo o conjunto (micro arquiteturas). No centro do retábulo, duas figuras destacam-se pela dimensão e pela sua representação separada e contida num único painel, que as individualiza. São Miguel Arcanjo e São Pedro são ambos o tema fulcral de toda a obra e a ladeá-los encontram-se representados os quatro momentos mais marcantes de cada um. Acima, no corpo central, surge otema da Anastasis e no topo a Crucificação. Sobre os episódios mais marcantes, do tema principal, surge os quatro momentos principais da Virgem Maria. Por fim, a dedicatória principal remete para S. Miguel e S. Pedro e o processo para a Salvação Eterna.

Miguel Arcanjo
São Miguel que significa “aquele que é semelhante a Deus” é conhecido como o “Príncipe Militar dos Anjos” que dirige o combatecontra os anjos rebeldes na expulsão do paraíso e no Juízo Final. Este ser alado está no topo da hierarquia angelical e para além de prestar serviço guerreiro tem também uma forte participação como mensageiro de Deus1.
O assunto central, escolhido pelo artista, é o momento em que o arcanjo luta contra o dragão2. São Miguel tem uma dimensão supervalorizada e é representado como um chefe da milíciaceleste com armadura3 dourada4 e túnica, a espada embainhada, a lança empunhada (rematada com a cruz e o estandarte), coroado, aureolado, jovem, imberbe e alado. O dragão apresenta uma tonalidade escura, língua bifurcada, com a ponta da cauda dividida em cinco com pequenas cabeças. O reptil encontra-se com uma dimensão diminuta a ser dominado, pisado e espetado na boca pela lança que o arcanjosustenta. O artista teve o cuidado de trabalhar o fundo de forma a reforçar e destacar a divisão das duas personagens envolvidas. Para isso, usou cores mais escuras junto ao dragão para reforçar a ideia do mal enquanto do meio do painel para cima usou o fundo dourado trabalhado com elementos vegetalistas. O tratamento do fundo é o mesmo utilizado na auréola. As possantes asas reforçam a imagem doarcanjo com um jogo de degradé, que distancia-o do último plano, mas ao mesmo tempo destaca os dourados do fundo e da armadura.


1ª Aparição
No primeiro painel está representado o tema da Aparição.
A solução que o artista empregou, foi salientar vários momentos da narrativa na mesma composição. Para isso, como primeiro plano é possível destacar os três momentos mais importantes, da direita para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • São pedro, quem foi?
  • CDL SÃO MIGUEL/RN
  • Quaresma de sao miguel
  • Rio São Miguel
  • São Miguel das Missões
  • O museu de São Miguel de Odrinhas
  • Oração São Miguel Arcanjo
  • basilica de São Pedro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!