Arquitetura Colonial Basileira

2089 palavras 9 páginas
ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA BARROCO

O barroco na arquitetura utiliza os motivos derivados da arquitetura clássica buscando criar efeitos ilusionistas e cenográficos em fachadas e interiores.
Na Europa, os edifícios barrocos se caracterizam pelas fachadas e plantas curvilíneos e ondulantes.
No Brasil colônia, o barroco arquitetônico chegou tarde,em meados do século XVII, refletindo a tardia adoção do estilo na própria metrópole.
A talha e a pintura constituem o peso do Barroco Brasileiro, formando um conjunto artístico de influência portuguesa: a talha dourada, pintura e azulejaria.
Esse conjunto se faz presente sob a forma de retábulo de talha dourada do chamado estilo nacional português.
Esse estilo caracteriza-se pelos retábulos formados por arcos concêntricos de densa carga escultória, com motivos vegetalistas e anjos, muitas vezes sustentados por colunas salomônicas. A talha não se restringia aos retábulos, mas muitas vezes cobria todas as superfícies das igrejas e capelas, podendo ser enriquecida por pinturas e azulejos.

Figura 1 e 2. Exemplo de Retábulos do Estilo Nacional Português, respectivamente, da Catedral da Sé de Mariana e da Igreja Nossa Sra. Da
Conceição de Camargo. (distrito de Mariana)-MG
Ao longo do século XVIII, a esmagadora maioria dos edifícios religiosos no Brasil, assim como em Portugal, continuaram utilizando as rígidas plantas ligadas ao estilo maneirista chão, com naves e capelas de forma retangular ou quadrada, sem nenhum tipo de movimentação como plantas curvas ou poligonais. Em todo o Brasil colônia, não chegam a vinte o número de igrejas com plantas barrocas que se afastam do esquema chão tradicional. Estas igrejas se localizam em umas poucas localidades: Recife e Salvador, com um exemplar cada uma, e Rio de Janeiro e algumas vilas em Minas Gerais, com os restantes.
Nas demais igrejas do século XVIII, o estilo barroco ficou restrito aos motivos decorativos de fachadas e interiores,

Relacionados

  • História da educação
    8858 palavras | 36 páginas
  • Ppc Cst Em Marketing Ead Unesa
    121528 palavras | 487 páginas
  • Fernando azevedo
    54109 palavras | 217 páginas