resump capitulos 12 , 13 e 14 livro confronto israel palestina

1050 palavras 5 páginas
capítulo:12

A guerra do golfo : O Iraque e o Irã saíram arrasados da guerra que travavam entre si e como sua principal mercadoria de exportação era o petróleo queriam que o preço dele ficasse alto mas os estados unidos (grande consumidor de petróleo) queria que o preço abaixa se fizeram um acordo com o Kuwait para que abaixa se o preço do petróleo.

O ditador iraquiano invadiu o Kuwait e os USA rapidamente encararam aquela invasão como uma ameaça a ONU (organização das nações unidas) teve de intervir e os países árabes que são a favor dos estados unidos também foram contra o Iraque que já estava acabado. O Iraque foi gravemente prejudicado pois um tratado de bloqueio comercial fez com que a importação de cloro(produto necessário para a esterilização da água) fazendo a morte de varias pessoas no Iraque.

O acordo de Oslo :

Os encontros que aconteceram em Oslo na Noruega geraram um documento este documento previa uma sub autonomia a faixa de gaza e para a cidade de Jericó que se tudo ocorresse como o planejado seria estendida para a Cisjordânia .

Mas esse plano não deu certo alguns grupos se opuseram aos acordos porem os lideres estavam dispostos a cumprir com o tratado em 1994 foi expedido o acordo de autonomia da faixa de gaza e de Jericó no mesmo período ,Arafat assumia como chefe da autoridade nacional palestina , em gaza onde os conflitos contra os grupos fundamentalistas ficava cada dia mais intensificado
Gaza estava quase em guerra civil.

Da parte dos judeus estava quase tudo igual a gaza.

Mas isso fez com que os palestinos começarem uma campanha pelo desarmamento .

A segunda intifada,recomeça o Armagedom:

O processo de eleição do novo primeiro ministro foi cercado por uma serie de atentados os judeus radicalizaram e elegeram um candidato da direita.

O novo ministro parou a retirada de judeus do território palestino e iniciou a reconstrução das colônias judaicas na Cisjordânia e em Jerusalém oriental

Relacionados