resumos

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
31

Ano V Edição II Dezembro 2013





ESTUDO DO FENÔMENO SOCIAL DELITIVO PELA CRIMINOLOGIA

Bruno José de Sá Bianchetti1

RESUMO

Com estetrabalho, buscou-se caracterizar a ciência criminológica determinando suas características e funções. Com o amparo de bibliografias especializadas o artigo promoveu um estudo evolutivo da Criminologia analisando os avanços a respeito de seu conceito e finalidade até chegar ao mais moderno e eficiente entendimento a respeito desta ciência.


PALAVRAS-CHAVE: CRIMINOLOGIA - CONTROLE SOCIAL DELITOVÍTIMA - CRIMINOSO.






1 Graduando do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior.

32
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por finalidade conduzir uma explanação a respeito da Criminologia, analisando seus elementos e métodos de pesquisa. O leitor perceberá também um estudo evolutivo a cerca daCriminologia. Desde o surgimento da expressão, passando pelo caráter de cientificidade atribuído a esta matéria, até chegarmos a conceitos criminológicos mais maduros e bem estabelecidos. A partir de importantes pesquisas bibliográficas, e baseado nelas, o trabalho promove um estudo mais profundo e detalhado envolvendo o comportamento delitivo sobre uma perspectiva criminológica. A Criminologia nãopropõe um estudo do crime isoladamente, mas também uma análise voltada para o criminoso e seu comportamento desviante, quais são as origens motivadoras destes desvios, para a vítima e também para o controle social, almejando determinar os fatores produtivos do crime e do criminoso. Com isso a Criminologia encontra as raízes do crime e torna o processo de prevenção menos nebuloso.
A criminologia,como ciência heterogênea que é, ou seja, formada a partir de propriedades de diversas outras ciências, é uma importante colaboradora do Direito Penal e deve ser utilizada no estudo do crime como matéria de fundamental apoio à ciência jurídica.

1 FORMAÇÃO DA CRIMINOLOGIA COMO CIÊNCIA

É uma árdua tarefa precisar a origem de uma ciência que estuda o crime, fenômeno social que acompanha ohomem desde suas origens e por toda sua evolução. O delito, como fenômeno social, nasce na sociedade, é produzido pela sociedade e também por ela deve ser solucionado. Reflexões a cerca de comportamentos delitivos acompanham em linha paralela a história do homem, tenham essas reflexões características científicas ou não. Pelo que se observa dos estudos de Alfonso Serrano Maíllo e Luiz Regis Prado naobra Curso de Criminologia riminologia deve ser entendida como uma matéria híbrida. Ela foi formada a partir da junção de diversas ciências, com os aspectos técnicos de todas elas filtrados a fim de formar uma nova ciência que tem seus próprios objetivos e características. Dentre as ciências colaboradoras da criminologia podemos citar a sociológica, antropológica, jurídica e até mesmo osestudos de psicologia. É o que se pode destacar dos estudos do jurista Rafael Garófalo (apud GOMES, MOLINA 2000) que, para muitos, foi o criador do termo
33
criminológico (Scuola Positiva italiana) onde temos grandes referências como Garófalo, Lombroso e Ferri (apud GOMES, MOLINA 2000). Lombroso e Ferri separam as direções da Scuola Positiva italiana, aquele seguiu uma diretriz antropológica,enquanto este seguiu uma diretriz sociológica, inaugurando a sociologia criminal.
Já que situamos grandes autoridades dos estudos de criminologia na Escola Positiva, cabe fazer uma importante comparação entre as Escolas criminológicas Positiva e Clássica. Os autores Luiz Flávio Gomes e Antonio García Pablos de
Positiva que a diferencia da Escola Clássica. Quais sejam: na escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!