Resumos Para Cursinhoe Concursos

20789 palavras 84 páginas
O UNIVERSO – Segundo a teoria do “BIG BANG”, há quatro milhões de anos houve uma “ grande explosão, dando origem ao sistema solar e às galáxias. SISTEMA SOLAR-Conta com 8 planetas, pois Plutão foi desclassificado da categoria de planeta. A posição da Terra e do Sol, no Sistema Solar foi muito discutida ao longo dos tempos e fez surgir várias teorias. Entre elas:

* Teoria Geocêntrica ou Geocentrismo: Criada por Ptolomeu
(Grécia Antiga). Afirmava que a Terra era o centro do universo e foi muito definida pela Igreja Católica Medieval.

*Teoria Heliocêntrica ou Heliocentrismo: Sustentada por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei (final da Idade Média). Afirmava que o Sol era o centro do universo, foi duramente contestada pela Igreja Católica.

A ESTRUTURA E AS CAMADAS DA TERRA

* Crosta ou Litosfera: Tem espessura de cerca de 80 km. É a camada superficial da Terra. * Manto: Tem espessura de 2,900 km, formado por um material em estado de semifusão. * Núcleo: é a parte central da Terra, muito rico em níquel e ferro.

Litosfera: é a camada sólida da Terra, formada por rochas e minerais. É importante porque é ai que o ser humano retira os alimentos, os minerais, etc.

Hidrosfera: é a camada liquida da Terra (mares, oceanos, lagos, rios, águas subterrâneas, etc., É importante porque é fonte de alimentos, e meio de navegação).

Atmosfera: é a camada de gases, que envolve a Terra que contem o ar que respiramos. A atmosfera apresenta algumas camadas:

1. Troposfera: A camada que concentra mais oxigênio. Atinge cerca de 10 a 18 km do solo. É a mais importante, pois é ai que ocorre os fenômenos meteorológicos (chuvas, nuvens etc.) e funciona a aviação comercial.

2. Estratosfera: Situa-se acima da troposfera de 12 a 80 km do solo. Nela está a camada de ozônio, vital para a vida na Terra, por filtrar os raios nocivos do Sol.

3. Ionosfera: A camada mais quente da atmosfera, devido à absorção da radiação solar por parte das moléculas de ar. Atinge de 80 a 320 km do solo.

Relacionados