resumooo

338 palavras 2 páginas
E é dessa maneira que o chileno Antonio Skármeta começa seu romance a despeito dos últimos meses da sombria ditadura (haveria ditadura sem ser sombria?) do general Pinochet no Chile. Em seu livro Odia em que a poesia derrotou o ditador o autor nos apresenta capítulos alternados entre os dias do jovem Nico, na voz do próprio garoto, e Adrián Bettini.

Nico presencia na companhia de seuscolegas de sala o seu pai, também professor de filosofia, ser levado pela polícia enquanto ministrava uma de suas aulas. Prisões como a retratada no começo do livro era comum durante todo o regime dePinochet e o autor nos leva a angustia de ter um dos seus levado e a incerteza de se voltará a revê-lo crescer a medida que os dias vão passando e ninguém sabe responder as perguntas sobre seu paradeiro.Andrián Bettini, outrora um bem sucedido publicitário, não consegue mais um emprego após ter entrado na lista negra do regime depois de ter sido preso por suspeita de revolucionário.

Devido ascrescentes pressões internacionais, Pinochet decide fazer um plebiscito e dar-se inicio a propaganda do "Sim", que defendia a permanecia de Pinochet no poder, e do "Não", que pedia por um Chile sem ovelho ditador. Vemos Bettini aceitar trabalhar em prol da campanha do "Não" após insistência da sua família mesmo tendo que conviver com o medo de ser assassinado. A campanha do "Não" ganha direito aquinze minutos de campanha na televisão. Os primeiros quinze minutos em quinze anos após o golpe que levou Pinochet ao posto de chefe maior do estado chileno. Entretanto acompanhamos os dilemas dopublicitário sobre como em quinze minutos levar os indecisos a votar a favor do "Não" contra os quinze anos em que o "Sim" regia os meios de comunicação e defendiam que caso Pinhocet perdesse o Chileviraria uma terra sem dono. Também vemos a busca incansável de Nico por resposta sobre o paradeiro do seu pai. Interrogações que encontram o silêncio na mesma medida que vão surgindo.

Um bom romance...
LER DOCUMENTO

Relacionados

  • Resumooo
    33458 palavras | 134 páginas
  • resumooo
    47215 palavras | 189 páginas
  • funçoes administrativas resumooo
    1585 palavras | 7 páginas