ResumoEconomia

515 palavras 3 páginas
Resumo Economia

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PREÇOS

Hazlitt afirma que no panorama econômico seria um erro analisar apenas os resultados imediatos deixando de observar os de longo prazo. Uma indústria não deve ser analisada isoladamente, mas sim o conjunto de todas elas pois todas se inter-relacionam e toda decisão importante tomada em uma delas acarretará consequência nas demais. Para explicar isso, o autor se utiliza de exemplos simples como o de Robinson Crusoé e sua ilha deserta onde, para superar suas necessidades vitais organiza-as por prioridades e o cumprimento de uma propicia o cumprimento das demais. Cita também, como exemplo, uma possível família de Robinsons onde é maior o número de indivíduos a trabalhar em prol do sustento desta. Fazendo assim, analogia às diversas indústrias onde um setor de produção se expande à expensa de outros setores.
Mas como as indústrias podem aplicar o trabalho e capital de forma devida a fim de atender a diversas necessidades da sociedade? Hazlitt explica que isto é possível através das constantes modificações nas inter-relações de custo de produção, preços e lucros. Pelo sistema de preços.
Os preços são fixados mediante a relação entre a oferta e a demanda. Quando pessoas desejam mais e mais um artigo, seus pedidos elevam os preços. Isto aumenta o lucro dos fabricantes estimulando-os a produzirem mais daquele determinado artigo. Outros fabricantes acabam migrando sua produção para o produto que melhor está dando retorno, aumentando, consequentemente, a oferta deste artigo em detrimento da oferta dos demais. O preço deste produto cai gerando um declínio em sua produção resultando em prejuízo. Este prejuízo afeta os produtores menos eficientes inviabilizando a permanência destes no mercado. Os produtores mais eficientes mantêm a produção do artigo, pois a faz com custo mais baixo acarretando a queda da oferta do artigo ou o travamento de sua expansão.
O valor de um produto dependerá da oferta e da demanda. Mas o custo

Relacionados