RESUMO O PAPAEL DO RH ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇAO

6179 palavras 25 páginas
Papel de Recursos Humanos na
Administração Estratégica

Na administração estratégica, busca-se que todas as áreas da empresa procurem a eficácia da organização como um todo e, para que isto aconteça, é necessário que a estratégia esteja presente em todas as áreas e não apenas na administração central ou em áreas operacionais, mas também em áreas de apoio, como é o caso da área de Recursos Humanos.
Mas a área de Recursos Humanos tem uma particularidade que a distingue das outras, pois ela não só trata da estratégia da empresa quanto ao envolvimento das pessoas para o atingimento dos objetivos organizacionais, como trata da estratégia para o atendimento das suas próprias necessidades. Esta segunda dimensão da estratégia de Recursos Humanos é, muitas vezes, esquecida, tratando-se apenas da estratégia dos Recursos Humanos, como a área de Finanças irá tratar dos Recursos Financeiros. Neste aspecto, é importante que visualizemos as organizações como algo que é feito para servir às pessoas, sejam os proprietários, dirigentes, funcionários, clientes, fornecedores etc. e que estas pessoas, por sua vez, terão que contribuir de alguma forma para a organização.
Partindo-se da idéia de que a organização por si só não existe, mas é um conjunto de pessoas que se valeu dela para o atingimento de seus objetivos, quando se quer estabelecer o caminho que a organização irá seguir nos próximos anos (Estratégia), é fundamental que se procure descobrir o que estas pessoas relacionadas com a organização procuram para o seu futuro. É fácil identificar que a área de Marketing irá estudar a necessidade dos clientes, mas das outras áreas não é tão claro e muitas vezes é omitido em um planejamento estratégico, a ponto dos seus realizadores se esquecerem de perguntar até para o acionista o que ele deseja da organização, e estabelecerem como objetivo aquilo que eles acham que será bom para a Organização.
Dentro deste contexto, a necessidade dos funcionários é

Relacionados

  • Objetivos estratégicospim
    20245 palavras | 81 páginas
  • pim 2 periodo sobre havaianas
    7269 palavras | 30 páginas
  • PimI
    7642 palavras | 31 páginas
  • Ativismo judicial
    74322 palavras | 298 páginas