Resumo A republica

Páginas: 2 (374 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Educação dos Guerreiros
A educação dos guerreiros segundo Sócrates, se dá desde sua infância, através da ginástica e da música, (conjunto de todas as ciências e artes que formam o espírito) Sendotransmitido a ele através das fabulas somente a verdade e os valores morais, deixando de fora os falsos valores e fabulas as quais poderiam influenciar-lhes.. Ao serem contados às crianças, Os mitossofreriam moderação por parte dos governantes, para na levar até a juventude valores perniciosos.

Críticas das Fabulas de Hesíodo de Homero

As críticas as fábulas de Hesíodo e de Homero se dãopor serem essas fábulas falsas, e se darem a inversão de valores morais os quais influenciaram na formação de caráter na fase inicial de aprendizado das crianças. Por exemplo o ódio mutuo existentesentres os deuses, e a guerra entre eles próprios.Uma vez que os futuros defensores do Estado devam considerar o cúmulo da vergonha o ódio mútuo banal, sendo assim as fábulas citadas e muitas outrasnarrativas e representações figuradas deveriam ser abolidas nessa fase.

Nunca será lícito dizer em nossa sociedade que Juno foi encadeado por seu filho, que Vulcano foi precipitado do céu pelo paipor ter querido socorrer a mãe, quando aquele lhe batia.Nem se contarão os combates dos deuses imaginados por Homero com a sua alegoria;porque nenhuma criança é apta para discernir alegorias;mastodas as impressões que recebe se lhe gravam indeléveis e perduráveis no espírito. Eis por que me parece da máxima importância que as primeiras fábulas ouvidas pelas crianças sejam de molde a conduzi-lasà virtude. (Sócrates, em A República,p.80)

Deus auto do Bem
Nesse momento do diálogo diálogo entre Sócrates e Adimanto Deus é posto como justo e virtuoso sendo autor apenas do bem. Não impondo aEle todas as infinidades de males que ocorrem entre as pessoas, pois estas sempre tem Deus como implacável em seus castigos. Isso se dá por não admitirem que são eles próprios quem incumbem-se de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo Republica
  • Resumo a republica
  • a republica ( resumo)
  • Resumo da republica de platao
  • Resumo do livro I a República
  • resumo obra "a republica" de platao
  • Slide resumo A República
  • Resumo a republica de Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!