Resumo: VAN EYCK – MILAGRE NA LOGGIA – PALETAS

833 palavras 4 páginas
RESENHA DO FILME: VAN EYCK – MILAGRE NA LOGGIA – PALETAS

OBRA: A Virgem do Chanceler Rolin (La Vierge au Chancelier Rolin)

ANO: Cerca de 1436

ARTISTA: Jan Van Eyck

ACERVO: Museu do Louvre, Paris - França.

A obra foi feita em um painel de madeira de pequenas dimensões 66cm x 62cm, realizada no fim da época gótica por volta de 1436, é uma das primeiras pinturas a óleo conhecidas. A maioria dos quadros de Van Eyke possuía uma moldura de madeira gravada, datada e assinada. Ele também escrevia muitas vezes na moldura dos seus quadros: “As I Can” (tal como posso).
Encomendada pelo Chanceler do Ducato da Borgonha, Nicolas Rolin, o quadro era destinado a uma capela fundada pelos antepassados do chanceler. A Igreja Notre Dame de Chatelle, porém foi demolida durante a revolução, então em 1800, o quadro que estava em Otin, foi enviado ao Louvre.
A obra apresenta 4 personagens principais e centenas de detalhes minúsculos. Retrata a Virgem, uma mulher jovem com olhar baixo, coroada por um anjo pairando sobre sua cabeça, enquanto ela apresenta o menino Jesus, que possui a serenidade de um adulto. Com a mão direita ele abençoa e com a esquerda segura uma cruz ornamentada em pedras preciosas e perolas. A outra figura trata-se de Nicolas Rolin, ele esta unindo as mãos, como se estivesse em uma oração.
Em segundo plano, ela reúne diversos itens que remetem a uma afinidade mais profunda em sua imensidão de pequenos detalhes. Contém uma galeria de estilo romano, arcos de pleno simbre, relembrando o século XII há capitéis variados exibindo cenas do antigo testamento, janelas de vitrais coloridos, mosaicos que exibem estrelas de oito pontas. À frente da loggia, um pequeno jardim com 6 degraus que levam ao patamar, mostrando uma paisagem voltada para um rio que vem de uma cadeia de montanhas.
Neste cenário familiar, os historiadores acrediratam terem reconhecido a flecha da catedral de Dietrich. A ponte dos arcos de Niege, a catedral de Santa Goudoula da Bruxelas ou os campos da

Relacionados