Resumo - Using Enterprise Architetucre for CIO decision-making

466 palavras 2 páginas
RESUMO DE ARTIGO TÉCNICO
Arquitetura Empresarial

DADOS DO ARTIGO
Título: Using Enterprise Architecture for CIO Decision-Making: on the Importance of Theory
Autores: Pontus Johnson, Mathias Ekstedt, Enrique Silva, Leonel Plazaola
Veículo de Publicação: Proceedings of the Second Annual Conference on Systems Engineering Research
Ano de Publicação: 2004
Responsável pela elaboração do resumo:
Data do resumo: 30/09/2013
Responsável pela revisão do resumo:
Data da revisão:

Objetivo: Demonstrar a importância da teoria da arquitetura na análise de modelos da arquitetura dos sistemas de informação da empresa. O artigo sugere uma abordagem que ajuda o processo de tomada de decisão dos CIOs (Chief Information Officer) que é através da Arquitetura Empresarial, baseada nos modelos de arquitetura dos sistemas de informação da empresa e seus contextos.

Descrição geral: O problema identificado no artigo é que muitos modelos de Arquitetura Empresarial são propostos para a análise do CIO, mas raramente é evidente quando e porque um modelo é utilizado no lugar de outros. Os modelos dificilmente possuem uma ligação clara entre o conteúdo e estrutura de um modelo de um lado, e o seu efeito no outro. Para mitigar o risco da utilização de modelos inadequados são gerados muitos modelos e modelos muito grandes, porém essa abordagem é muito cara. A hipótese e solução proposta é a descrita a seguir: Para a geração de bons modelos de arquitetura é necessário boa teoria da arquitetura. O artigo propõe um diagrama para representar a teoria da arquitetura. O diagrama de teoria da arquitetura ilustra importantes aspectos critérios de avaliação (teorias) usados para analisar um modelo de arquitetura. Uma teoria da arquitetura deve ter três qualidades: relevância, credibilidade e informações sobre os custos de pesquisa.

Conclusão: Os autores chegaram à conclusão que para promover a Arquitetura Empresarial como um sólido suporte para a tomada de decisão do CIO, além dos

Relacionados