RESUMO TRABALHO SOBRE ALMEIDA JUNIOR

Páginas: 7 (1638 palavras) Publicado: 27 de março de 2015
RESUMO

Essa pesquisa tem por objetivo apresentar o perfil e a obra do simples e apaixonante, pintor Ituano José Ferraz de Almeida Júnior. O qual levou para as suas telas a temática regionalista e caipira, com sua monumentalidade em voga no ensino artístico em favor do naturalismo. Enfim, a simplicidade de um homem do povo em seu cotidiano.
































“Brasileira é a suaarte.
Inconfundível o seu nacionalismo”
(Monteiro Lobato)

José Ferraz de Almeida Júnior, mais conhecido como Almeida Júnior nasceu em 08 de maio do ano de 1850 e faleceu em 13 de novembro de 1899, com 49 anos.
Almeida Júnior foi pintor e desenhista, foi também o primeiro artista no Brasil a retratar o tema regionalista, pintando o homem simples do campo, seu ambiente,seus costumes e o modo de vida interiorano, mostrando a vida do homem brasileiro que trabalha e vive da terra.
Quando criança, Almeida Júnior frequentava o coro da igreja e possuía uma linda voz, também era muito elogiado quando tocava os sinos com ritmo e melodia, mas a vocação para o desenho se estabeleceu e para começar a ajudar nas despesas de casa, Almeida Júnior começou afazer retratos de pessoas.
Desenhava tão bem que recebia várias encomendas e assim, foi ficando muito conhecido na cidade.
Quando ainda pequeno, seu pai possuía uma propriedade chamada Fazenda do Tanque, onde ele passou seus primeiros anos de vida. Lá observava as lavouras de cana-de-açúcar, o alambique, as casas de pau-a-pique, os animais e as pessoas. Anos mais tarde, essas lembranças seriam registradas e Almeida Júnior homenagearia as pessoas simples, usando a sua sensibilidade para captar os gestos e o cotidiano dos costumes regionais em suas obras, criando um grande contraste numa uma época na qual o maior interesse era retratar somente o cotidiano dos nobres da corte imperial e da elite burguesa.
Ele produziu algumas obrassacras na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária e em 1869, quando tinha apenas 19 anos (dentre elas estava a tela Apóstolo São Paulo). Almeida Júnior recebeu um grande incentivo a sua carreira artística do Padre Miguel e dos moradores da cidade, conseguindo arrecadar dinheiro suficiente para que Almeida Júnior fosse estudar desenho e pintura na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio deJaneiro.
Na Academia, ele teve aulas de pintura histórica com um famoso pintor chamado Vitor Meireles, e de desenho com Jules le Chevrel, um artista francês. 
Nesse período fez muitos amigos, e entre eles estava Rodolfo Amoedo, que mais tarde se tornaria um famoso pintor e professor.
Em uma visita feita à classe de Almeida Júnior, o Imperador D. Pedro II soube que ele erao melhor aluno da turma e ao terminar o curso em 1875, foi até convidado para participar de um concurso.
Mas recusou o convite e voltou para Itu. Ele não buscava fama e fortuna; preferia a simplicidade e o aconchego de sua cidade.
Mesmo assim, a fama o perseguia e nesse mesmo ano, o Imperador D. Pedro II foi a Itu inaugurar uma estrada de ferro e teve a oportunidade de ver o retratodo futuro Visconde de Parnaíba, Antônio Queiroz Telles, feito por Almeida Júnior.
D. Pedro II lembrou-se, então do antigo aluno da Academia e mandou chamá-lo e ofereceu-lhe uma Bolsa de estudos para a Escola Superior de Belas-Artes de Paris e no ano seguinte, Almeida Júnior partiu para a Europa, permanecendo por lá durante cinco anos sendo aluno de Alexandre Cabanel, famoso pintorfrancês. 
Almeida Júnior morava na cidade em que viviam os pintores que revolucionaram a arte moderna, os impressionistas: Monet, Renoir e Degas.
Durante o período em que esteve em Paris, Almeida Júnior produziu alguns trabalhos e participou de diversas exposições. Mas não perdia o seu jeito simplório de falar e de ser. Seu jeito caipira chamava atenção de todos. E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO Junior Trabalho
  • Trabalho sobre empresa junior
  • Júnior Almeida
  • Almeida junior
  • almeida junior
  • Quem foi Almeida Júnior
  • "Saudade" de Almeida Junior
  • Devacir almeida junior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!