Resumo Tipos de textos, modos de leitura

Páginas: 13 (3149 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO

O livro começa abordando a história do conceito de leitura e de sua prática, mostrando que, desde os primórdios da sociedade, esta já exercia um certo controle no ato de leitura.
Elucida as especificidades e diferenças nos processos de produção e recepção de diferentes textos, em seus diversos gêneros, suportes e pactos de leitura. E mostra a importância de instrumentar os alunoscom estes conhecimentos para se tornarem leitores críticos.
São propostos modos de interpretação de diversos textos em diferentes gêneros e suportes, bem como suas comparações. Apresenta-nos alguns gêneros de textos e suas influências no modo de leitura.
Ao contrário de manuais e métodos prontos de leitura que sirvam de modelo único para a leitura de todo e qualquer texto, o que o livro nosoferece são propostas e sugestões de leitura, considerando as diferenças entre os textos em seus diversos suportes e gêneros.





I - PENSANDO A LEITURA

História de um conceito

Existem vários conceitos da palavra leitura em dicionários e enciclopédias. Mas, vale à pena analisarmos a etimologia da palavra ler, do latim, legere, que pode ajudar-nos a clarear seu significado e conceito.Numa primeira instância, ler significa enumerar as letras, que seria o processo de decodificação, decorrente da alfabetização. Numa segunda, significa colher, ou seja, apreender uma idéia e o sentido principal do texto. E numa terceira, que se vincula ao verbo roubar, que seria além da apreensão da idéia do autor, um acréscimo de novas idéias e sentidos, a partir do original.
Como vimos, a palavracarrega significações que precisam de várias análises sucessivas e diversas. Nessas análises, a leitura passa concomitantemente por alguns processos:
a) Uma teoria do conhecimento, está relacionada com o menor ou maior poder do autor e leitor na atribuição de sentidos ao texto.

b) Uma psicologia/psicanálise, que envolvem estados psíquicos como emoções, conscientes ou inconscientes queinterferem no ato de ler.

c) Uma sociologia, são as marcas sociais, como seus valores, seus poderes, limitações, que tanto o autor quanto o leitor trazem consigo.

d) Uma pedagogia, que seria o vínculo do processo ensino/aprendizagem às habilidades de leitura que, aliás, não ocorrem apenas no ambiente escolar.

e) Uma teoria da comunicação, que envolve todo um processo comunicativo, como para quemse escreve, para que se escreve e como se escreve, que envolve os elementos: emissor, receptor, código, mensagem.

f) Uma análise do discurso, que envolve toda dialogicidade do texto, como sua organização interna, sua relação com outros textos e suas dimensões político-econômicas.

g) Uma teoria literária, relacionada com o trabalho da linguagem que cria aspectos poéticos tanto na escritaquanto na leitura.

Todas essas abordagens tem uma relação intrínseca e historicidade. No entanto, é importante considerarmos algumas modalidades da prática de leitura em tempos e espaços diversos.




História de uma prática


Na idade média os livros eram considerados objetos valiosíssimos e raríssimos. Os pouquíssimos que tinham acesso a ele pertenciam ao clero ou a nobreza. Normalmenteum lector, possuidor do livro, lia para um grupo. Desde então, já se podia notar o controle de leitura que era feito e que a leitura ocorre não somente na escola.
Em meados de 1915, O Estado e a Igreja controlavam a leitura na sociedade, na escola e até na vida doméstica.
Com a ascensão da burguesia houve uma democratização da leitura e o número de alfabetizados na sociedade aumentou. Mesmo como maior acesso à leitura, a figura do lector permanece em algumas comunidades. Prova disso, eram os serões domésticos no Brasil no século XIX e as leituras feitas em voz alta para os trabalhadores de fábricas de charutos em Cuba, que depois veio a ser proibida por considerarem haver o risco político.
Na passagem do século XVIII para o XIX, as elites econômicas e intelectuais passam a obter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de texto "a leitura"
  • Resumo: leitura , texto e sentido
  • Resumo do texto tipos de conhecimento
  • Resumo texto tipos de conhecimento
  • resumo deo texto O prazer pela leitura
  • RESUMO E LEITURA DE TEXTO NÃO-VERBAL
  • Resumo do Texto: Mídia e produção de modos de existência
  • Resumo de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!