Resumo texto - JustTourism

3383 palavras 14 páginas
ABSTRACT
Enquadramento Ético para os serviços turísticos
Diferencia entre ética paradigmática (modelo ético) e códigos de ética operacionais. Ou seja, diferencia entre a teoria e o que realmente se faz a nível turístico.
Depois olha para a evolução do conceito de ética em geral e ética turística em particular.
Literatura relacionada com o assunto identifica 5 problemas éticos relacionados com o turismo: impactos ecológicos; marketing; desenvolvimento sustentável; preocupações sociais e ainda preocupações ao nível da educação.
Este texto, ao verificar que ao nível da educação não havia literatura ou padrões que tratassem da melhor forma dos assuntos relacionados com a ética, propõe um novo quadro e discute sobre a necessidade de inculcar o tema ético na literatura educacional turística.
INTRODUÇÃO
Este texto considera um modelo ético relativo ao serviço turístico – conceptualizado como “just tourism” – sobre o qual deve ser fundamentado.
Espera-se que este modelo sirva de base para o desenvolvimento de standards operacionais ou códigos de ética em relação a vários aspetos turísticos.
Khron e Ahmed (1992) falam sobre uma perspetiva operacional da ética relacionada com a necessidade de criar um código que seja aceite de forma internacional no que diz respeito ao marketing turístico – isso ajudaria a assegurar a verdade na promoção turística.
Esses códigos permitiriam não apenas reger o profissionalismo de quem trabalha no setor, mas também conceder aos turistas um sentimento de igualdade e justiça de tratamento.
Johnson diz que ainda que seja possível desenvolver procedimentos éticos sem a base conceptual, é importante ter isso documentado para nos defendermos ante situações duvidosas. Esta base seria aceite de forma geral pela industria em qualquer parte do mundo.
Procuras eletrónicas e manuais (em 1995, quando se escreveu o texto), mostraram que essa base não existia, ainda que não fosse difícil encontrar citações a ligar o turismo e a ética.
Este

Relacionados