Resumo Sociologia Contra A Desumaniza O Paulo Hnrique Martins

1378 palavras 6 páginas
Sociologia e medicina: um diálogo difícil

Não é de muita frequência analisar-se a medicina como objeto sociológico, pelo menos no Brasil. Entretanto há na história mundial alguns colaboradores: Falcott Parsons, Erving Goffman, Howard Becker e Marcel Mauss. Esses autores ajudaram a esclarecer a relação entre sociedade e medicina a partir de dois pontos: mostrando que doença e saúde não são apenas problemas de ordem fisiológica mas também dependem do meio social; e que a doença pode ser enfrentada com outros recursos, como os mágicos e religiosos.
O sociólogo brasileiro Everaldo Duarte Nunes acredita que a medicina como fenômeno social não atrai o interesse dos sociólogos em virtude da rejeição ao biologismo no séc. XIX e das descobertas bacteriológicas, as quais fizeram com que os médicos abandonassem as ciências sociais. Muitas dessas resistências ainda persistem.
O tradicional corporativismo dos profissionais de medicina somado à força do utilitarismo econômico e neoliberal, contribuíram para reforçar a ideologia empírico-biológica dominante no campo médico.Porém é impossível impedir que o público não médico discuta os reflexos causados em suas vidas pela medicina moderna.O desenvolvimento das práticas médicas recentemente exige da sociologia um intervenção “esclarecedora”, a qual irá fornecer informações para que o público saiba se melhor posicionar sobre as mudanças no campo médico.
Essas mudanças ocorrem de modo arbitrário, sendo que os responsáveis demonstram indiferença às expectativas da opinião pública. O cidadão mostra sentimentos de medo e fascínio perante essa modernização médica. Tudo o que diz respeito à doença, à saúde e à cura de cada um, ocupa um espaço importante em nossas vidas. Por isso o esforço para quebrar as resistências da medicina oficial a uma discussão mais aprofundada com não médicos sobre os rumos da instituição médica é um desafio sociológico que não pode ser adiado.
Segundo Marcel Mauss imaginar a Ciência e a prática médica

Relacionados