CROQUI Salvo Automaticamente Dfsdfsd

588 palavras 3 páginas
(Letícia) Contexto histórico
A era colonial inicia-se no Brasil após seu descobrimento, mais especificamente em 1530 até aproximadamente em 1822 com a independência. E final certo em 1830.
A arquitetura colonial foi trazida pelos portugueses e baseava-se na cultura Europeia.
Os construtores antigos pensavam a casa como elemento protetor do homem, que vivia e trabalhava nos campos, sol á sol ,contra as variações climáticas (janelas pequenas, salas sem luz direta, etc.). O homem compreendia a sua casa como refugio, seu próprio elemento protetor. Satisfeito com o sol e o clima natural, este homem se sentia bem com a intimidade, o abrigo, seu ninho. Descansava rompendo suas relações com a natureza.
(Beatriz) Estrutura
A estrutura era bastante simples, sempre com estruturas retangulares e cobertura de palha sustentada por estruturas de madeira roliça inclinada. Com os tempos melhoram e passam os colonizadores a construir casas de taipa, mais depois as casas coloniais com telhado em telhas de barro ou cerâmica.
As primeiras cidades construídas pelos portugueses não possuíam um planejamento urbano definido, tendo casas construídas grudadas umas as outras. Os materiais empregados variavam de acordo com a localização: no litoral utilizava-se pedra e cal; no interior, barro batido, madeira e barro ou pedra.
(Florêncio) Características
A fachada básica da casa colonial era composta por uma porta (sempre frontal) e duas janelas; Embora houvesse muitas outras casas maiores, em todas elas prevalecia a métrica e os espaçamentos entre as aberturas;
A residência construída sobre o alinhamento das vias publica e sobre os limites laterais dos terrenos.
As vias eram traçadas conforme as casas,
No final do período começaram a ser utilizados revestimentos cerâmicos nas fachadas, a grande maioria dos azulejos era em tons de azul e amarelo devido aos pigmentos existentes na época.

(Victor) Arquitetura
Planta
Características que estão escritas na planta
Formas de

Relacionados