RESUMO SOBRE OS DESAFIOS DO CONTROLE SOCIAL NA ATUALIDADE

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 29 de junho de 2015
RESUMO SOBRE OS DESAFIOS DO CONTROLE SOCIAL NA ATUALIDADE
Maria Inês Souza Bravo;
Maria Valéria Costa Correia
Os desafios do controle social na atualidade são imensos, pois desde a década de 1990, eles estão implementando e formulando as relações entre Estado e a Sociedade Civil. O controle social criou instrumentos para a sociedade exercer o seu papel de cidadania, participando econtrolando as ações do Estado na busca do bem comum e dos interesses públicos, ou seja, um trabalho idealizado e ordenado efetivamente pelo poder da sociedade, é do povo sobre o Estado para a garantia da soberania popular. Esse processo se formulou na restauração da democracia, após passar pelo período da Ditadura Militar.
A expressão Controle Social tem sido alvo das discursões que o país estava vivendoum período autoritarismo e práticas recentes acompanhada de diversos seguimentos da sociedade, como sinônimo da participação social nas politicas publica. Esta classe deve ter como estratégia o controle das ações do Estado para que este incorpore seus interesses, na medida em que tem representado predominantemente os interesses da classe dominante.
Entre o contexto do controle social na relaçãoEstado e Sociedade Civil, deve se dar no sentido de estas formarem cada vez mais consensos na sociedade em torno do seu projeto de classe, passando do momento ‘econômico-corporativo’ ao ‘ético-político’, superando a racionalidade capitalista e tornando-se protagonista da história, efetivando uma ‘reforma intelectual e moral’ vinculada às transformações econômicas. Há dois pontos relevantes paraentender as contradições na conjuntura da democratização no ano de 1990. O primeiro é entender a diferença de conjuntura do momento em que os mecanismos de controle social foram propostos para o momento em que estes foram implementados, os mecanismos de controle democrático foram praticados em um cenário de regressão dos direitos sociais e de globalização do capital, que têm na financeirização daeconomia um novo estágio de acumulação capitalista, indicando que, na atual conjuntura brasileira, o debate das políticas sociais públicas tem privilegiado a focalização em contraposição à universalização; e o segundo, relacionado ao primeiro, é a concepção da relação entre Estado e sociedade civil que embasa este debate, principalmente na década de 1990.
A sociedade civil era tratada como acondensação dos setores progressistas contra um Estado autoritário e ditatorial, tornando-se comum falar da necessidade do controle da sociedade civil sobre o Estado (Coutinho, 2002).
No período de democratização do país, em uma conjuntura de mobilização política principalmente na segunda metade da década de 1980, o debate sobre a participação social voltou à tona, com uma dimensão de controle desetores organizados na sociedade civil sobre o Estado. A participação social nas políticas públicas foi concebida na perspectiva do ‘controle social’ no sentido de os setores organizados da sociedade participarem desde as suas formulações planos programas e projetos, acompanhamento de suas execuções até a definição da alocação de recursos para que estas atendam aos interesses da coletividade.
Como osautores mencionam a sociedade civil não é homogênea. Nela estão presentes interesses das classes antagônicas na perspectiva das classes subalternas, tem limites no espaço dos conselhos. Não são espaços neutros nem homogêneos, pois neles existe o embate de propostas divergentes para dar o rumo da política específica na direção dos interesses dos segmentos das classes dominantes ou das classessubalternas. Isto significa que o controle social é uma possibilidade nesse espaço, dependendo da correlação de forças dentro dos mesmos, que, por sua vez, é resultante da correlação de forças existente no conjunto da sociedade civil.
O referente artigo nos trás uns espaços chamados de conselhos criados no ano de 2005 se constituem em uma das maiores inovações no campo das políticas públicas. Suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafios do controle social na atualidade
  • o desafio do serviço social na atualidade
  • Resumo: sociedade Civil e Controle Social “Desafios para o Serviço Social”
  • A TRAJETÓRIA DO ASSISTENTE SOCIAL E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE
  • RESUMO CONTROLE SOCIAL
  • Resumo fatores de controle social
  • Resumo Controle Social
  • Desafio de aprendizagem de Participa o e controle social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!