Resumo Simples Deivison Ulbra 2013

517 palavras 3 páginas
MOTOR À RELUTÂNCIA VARIÁVEL (MRV)

Deivison Paulo Alves da Silva1*, Marcos Antônio Arantes de Freitas2, Ghunter Paulo Viajante 2, Damilla Araújo de Souza3
1Discente do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Goiás campus Itumbiara, *deivison.paulo.eng@gmail.com;. 2Docentes do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Goiás campus Itumbiara. 3Graduada Licenciatura em Química.
PALAVRAS-CHAVE: Maquinas Elétricas, Motor à Relutância, Indutância. INTRODUÇÃO . O motor à relutância variável (MRV) é de aspecto construtivo simples, onde o conjugado produzido se dá pela tendência do rotor de se mover para uma posição onde a indutância do enrolamento energizado seja máxima (ou a relutância mínima). (GISELE, 2002).
Existem vários tipos de motores que utilizam este princípio de funcionamento como: motor à relutância eletronicamente chaveado, motor síncrono à relutância e motor de passo à relutância. As suas aplicações são bem amplas e diferem entre si em excitação, acionamento e configuração do estator. (GISELE, 2002).
Desta forma temos como objetivo expor o principio do desenvolvimento do projeto de iniciação cientifica, denominado: "Dinâmica do Gerador à Relutância Variável para o Aproveitamento da Energia Eólica", desenvolvido no Instituto Federal de Goiás Campus Itumbiara. METODOLOGIA . O Presente trabalho, faz parte de uma pesquisa bibliográfica, com ênfase no tema motor à relutância variável. RESULTADOS E DISCUSSÃO . O (MRV) possui pólos salientes no estator e no rotor, o estator possui enrolamentos de fases diferentes, onde cada fase apresenta duas bobinas ligadas em série e em pólos simetricamente opostos, de forma a fazer o fluxo produzido ser aditivo. O rotor não possui enrolamentos e é constituído de lâminas de material magnético, a produção de conjugado se dá pelo princípio da variação da relutância do

Relacionados