Resumo Rene Descartes

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
RENÉ DESCARTES

O Método da Dúvida

Em primeiro lugar, a dúvida recai sobre a informação que recebemos através dos sentidos. 'Certamente, tudo o que admiti até agora como sendo o mais verdadeiro foi recebido de ou por meio dos sentidos; mas descobri que estes por vezes me enganam e é prudente não confiar de todo em quem nos enganou, mesmo que só uma vez'.
Para além da subordinaçãoracionalista de Descartes e da sua confiança na razão acima da percepção sensível, o primeiro momento da dúvida não apresenta demasiados problemas. No fundo trata-se de uma dúvida filosófica, se não do sentido comum.

Segunda fase da dúvida.

O segundo momento pressupõe um salto considerável em relação ao anterior e suscita algumas interrogações. Depois de desativar o primeiro nível da realidade,Descartes dispõe-se a pôr em dúvida a própria essência do seu credo filosófico: a própria faculdade racional, responsável pelos nossos raciocínios e operações intelectuais. 'E como há homens que se enganam ao raciocinar, mesmo acerca das questões mais simples de geometria, e cometem paralogismos, entendi que estava eu tão exposto a errar como qualquer outro e rejeitei como falsos todos os raciocíniosque antes tinha considerado demonstrações’.
Com efeito, é fato que todos nos enganamos com frequência nos nossos raciocínios. Mesmo quando se trata de realizar operações simples, o erro está sempre à espreita e é fácil incorrer nele.

Terceira fase da dúvida.

Na terceira fase da dúvida, Descartes recorre a um tema clássico: a interrogação acerca do possível caráter ilusório de toda arealidade. 'Pois bem, sou um homem, e como tal, costumo dormir e representar em sonhos as mesmas coisas, ou mesmo por vezes ainda menos verossímeis que as que os homens imaginam quando estão acordados. E, com muita freqüência, o sonho persuade-me das coisas quotidianas; que estou aqui, que visto um roupão, que estou sentado junto da lareira embora durante o tempo todo esteja deitado nu entre os lençóisda cama. (..) Contudo, recordo que por vezes me enganei em jogos com pensamentos semelhantes; e , ao considerar isto com mais atenção, parece-me tão evidente que a vigília nunca pode distinguir-se do sonho com indícios certos que fico estupefato e esta mesma estupefação quase me confirma na opinião de que estou a sonhar.'




O problema dos diferentes âmbitos da realidade.

A este respeito,talvez um breve esclarecimento sirva para acabar com um mal entendido persistente. O filósofo, o verdadeiro filósofo, jamais duvida da existência do mundo como tal. No fundo, em nenhum momento pensa que tudo o que o rodeia possa ser um nada ou uma quimera sem substância. Essa é uma preocupação mais própria da mística ou de certa literatura do que da filosofia.
Mas trata-se precisamente ocontrário: o filósofo, embora considere geralmente que vive nas nuvens, é dotado de um solidíssimo sentido da realidade.
De fato, o seu sentido da realidade é tão rigoroso que não lhe permite aceitar sem exame nada do que a maioria aceita como perfeitamente evidente. Quer isto dizer que não pode aceitar uma realidade informe ou ambígua. Por isso, quando é confrontado com a totalidade do que existe, a suainquietação não nasce de pensar que talvez atrás de tudo isso não haja nada, mas sim da dificuldade em distinguir âmbitos contrapostos de realidade, como o sono e vigília.
É o que sucede no caso de Descartes. O problema surge quando pretende separar de forma terminante a dimensão real da dimensão onírica. Em última instância, não há maneira de fazê-lo e a dúvida faz valer os seus direitos.Aplicação da dúvida à ciência matemática.

Com este último passo, Descartes conseguiu invalidar praticamente a totalidade das suas antigas crenças. Passo a passo, neutralizou a validade dos constituintes significativos da realidade, tanto ao nível mental como extra-mental. Pode dizer-se que se foi libertado a pouco a pouco de sucessivas camadas de mundo e neste ponto quase nada lhe resta....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Rene Descartes.
  • Resumo de renê descartes
  • Resumo de rené descartes
  • Resumo da primeira meditação de René Descartes.
  • Resumo "Discurso do Método"
  • Breve Resumo Da Biografia De Rene Descartes
  • Resumo: discurso do método. rené descartes
  • Resumo: discurso do método. rené descartes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!