resumo piscii

10625 palavras 43 páginas
Resumo | P-Fólio [30-01-2013]

Psicologia do Desenvolvimento II | Licenciatura em educação
Ultima atualização: 28-01-2013 20:19

Tema 1: Infância
 Recordando…” (da UC Psicologia do Desenvolvimento I)
A Infância
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o 11º ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.·Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.
As várias fases da Infância
0 - 18 meses: o bebé é totalmente dependente de terceiros, geralmente, dos pais). Neste estágio da vida, a criança cresce muito rapidamente sendo caracterizado pelo egocentrismo, pois o bebé não compreende que faz parte de uma sociedade, e o mundo para ele gira em torno de si mesmo.
18 meses - 3 anos: A pequena criança neste estágio cresce menos no estágio anterior. A criança ainda depende de terceiros mas já consegue desenvolver alguma pequenas tarefas. O principal aspeto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem.
3 a 4 anos : Começam a desenvolver os aspetos básicos de responsabilidade e de independência. São altamente ativas e explorando constantemente o mundo à sua volta. Passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer. Já compreende melhor o mundo à sua volta - tornando-se gradualmente menos egocêntrica - e melhor, começa a compreender que suas acções podem afectar as pessoas à sua volta. Passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação, ou sejam identificam-se com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade e semelhanças físicas e psicológicas.
5 a 9 anos: é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança que continua a

Relacionados