resumo pATOLOGIA CHOQUE

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
CURSO: ODONTOLOGIA
DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA
PROFESSORA: NAYZE ALDEMAN













Resumo: CHOQUE




Delys Neres Oliveira

























Teresina, dezembro de 2014
CHOQUE

O quadro de choque ou colapso circulatório é um tipo de perturbação circulatória periférica, que implica alteraçõesprogressivas na perfusão sanguínea dos tecidos. Esse tipo de distúrbio circulatório agudo pode ser desencadeado por alterações hemodinâmicas variadas, particularmente aquelas que causam perturbações nos três setores básicos da circulação sanguínea, isto é, mediante o mecanismo de hipovolemia, hipotonia vascular periférica ou as alterações agudas no esvaziamento ou no enchimento do coração.
Essas alteraçõescirculatórias iniciais atuam desencadeando complexas reações homeostáticas, envolvendo hiperatividade simpática e redistribuição do sangue circulante, com o que o quadro hipotenso pode ser compensado ou não, dependendo de variados fatores.
A falha, ou mesmo persistência desses mecanismos compensadores, conduz à deficiência da perfusão e/ou do retorno sanguíneo dos tecidos para o coração, a qual,se mantida, determina o progressivo estado de hipoxia tecidual, com consequente acidose metabólica, e uma possível agressão irreversível da fisiologia celular.
O choque tem como principais causas:
1. Diminuição do volume sanguíneo ( choque hipovolêmico);
2. Vasodilatação periférica;
3. Diminuição acentuada do débito cardíaco ( choque cardiogênico);
4. Obstrução aguda do fluxo sanguíneo.
Tipos dechoque

1. Choque Hipovolêmico
No choque hipovolêmico o desarranjo inicial é a perda de volume circulante, com redução do retorno venoso e diminuição do débito cardíaco e da oferta de oxigênio. A pressão arterial isoladamente não é um bom indicador da severidade do choque hipovolêmico, pois pode ser mantida em níveis próximos da normalidade devido à vasoconstrição intensa (especialmente empacientes jovens e sem patologia prévia), devendo ser analisada em conjunto com outros parâmetros na avaliação da gravidade do choque.
Nas fases iniciais o choque hipovolêmico é rapidamente reversível pela restauração apropriada do volume intravascular. Contudo, se a perfusão tissular e a oferta de oxigênio permanecem severamente diminuídas, dano celular irreversível pode ocorrer.
O choque hipovolêmicopode ser classificado em hemorrágico e não hemorrágico.
O choque hipovolêmico hemorrágico caracteriza por baixas pressões de enchimento ventricular e pressão capilar pulmonar associada a níveis reduzidos de hemoglobina e hematócrito. Pode ocorrer por perdas sanguíneas externas ou por sangramentos ocultos, não exteriorizados.
O choque hipovolêmico não-hemorrágico é resultante de perda apenas docomponente líquido do compartimento intravascular. Geralmente estes casos são devidos à perda excessiva de líquidos pelos tratos gastrointestinal ou urinário.
Também pode ser resultado de transudação para o meio extravascular, como ocorre nas queimaduras, traumatismos extensos em partes moles, peritonites, pancreatites e obstrução intestinal. Achados que suportam o diagnóstico de choque hipovolêmiconão hemorrágico incluem baixas pressões de enchimento e hematócrito normal ou elevado.

2. Choque Cardiogênico
Choque cardiogênico pode ser definido como uma incapacidade primária do coração de fornecer um débito cardíaco suficiente para as necessidades metabólicas, na presença de um volume circulante adequado. Pode ser encontrado em diversas situações clínicas, porém, sua principal causa é a perdasúbita de massa muscular por infarto agudo do miocárdio (IAM). O choque cardiogênico ocorre em cerca de 7 a 10% dos casos de IAM, com mortalidade de 70 a 90%, sendo geralmente associado à perda superior a 40% da massa muscular do ventrículo esquerdo. Esta perda pode ocorrer em conseqüência de um grande infarto ou com infartos menores sucessivos.
O resultado do tratamento clínico no choque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de Patologia
  • Resumo de Patologia
  • Resumo de patologia
  • Resumo Patologia
  • Resumo de patologia
  • O choque de civilizações
  • Resumo choque de civilizações
  • O choque de civilizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!