Resumo nr-15

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
Resumo:

A escola comportamental surgiu por volta do ano de 1940 devido a influência da administração em relação a produção e a harmonia no local de trabalho . Preocupava-se com as pessoas,com os grupos sociais e com a organização.
Esta escola lida mais com o lado humano nas organizações, isto é com as relações humanas dentro das organizações. Contudo temos o tema-chave desseestudo sobre teoria comportamental, que é focado na ’’MOTIVAÇÃO. ’’ Com isso surgiu uma teoria de motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis.


[pic]A teoria de Maslow é vista como útil e um esquema que pode orientar o comportamento do administrador. Porém, sofreu algumas críticas, como por exemplo: o fato de ñ levar em conta as exceções decomportamento e as diferenças individuais entre as pessoas, tratando-as como se tivesse um comportamento mais ou menos padronizado.
Em outros termos de estudo sobre motivação, um outro nome que serivaliza com o Maslow é o de Fedrerick Herzberg, o psicólogo americano que formulou a teoria dos dois fatores que orientam o comportamento humano:
1º Fatores Higiênicos ou extrínsecos: relacionados aoambiente de trabalho e às condições nas quais as pessoas os desempenham.
Por exemplo: o salário, os benefícios sociais, condições físicas, chefias etc... Esses fatores lidam e estão ligados com asatisfação ou insatisfação 2º Fatores Motivacionais ou intrínsecos: Que são relacionadas com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que são executadas. Elas estão sobre o controle doindivíduo, pois são com relação com que ele faz, e também envolvem sentimentos, auto-realização e conhecimento profissional, por isso são os fatores geradores da motivação.
Conclusão:
A escola comportamentalfundamenta-se no comportamento individual. Não é por outra razão que o seus temas – chaves é a motivação.
A motivação não é controle exclusivo da empresa. O indivíduo e os grupos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da NR 15
  • Resumo da nr 15
  • resumo da nr 15 completo
  • Resumo nr 15
  • Resumo do anexo 6 da nr 15
  • Condições hiperbáricas resumo anexo 6 nr 15
  • Resumo nr 15, 16, 21, 22 e 24
  • Nr 15

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!