Resumo Neonato

Páginas: 32 (7895 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM NEONATAL – CONCEITOS

Recém-nascido, Neonato, Recém-nato: É a criança nas quatro primeiras semanas de vida após o nascimento, que constitui e período neonatal
Produto Da Concepção: O embrião começa como “ovo” fertilizado, torna-se embrião e assim é denominado até a 8a semana de gestação. Embrião torna-se feto e permanece até a sua expulsão ou extração do corpo da mãe.Nascimento: É a completa expulsão ou extração do organismo materno, de um feto, independente do fato do cordão ter sido cortado ou não.
Vida ao nascimento: Vida é considerada presente ao nascimento, quando o RN respira ou mostra qualquer outra evidencia vital, tal como: batimento cardíaco, pulsação do cordão umbilical, movimentos efetivos da musculatura voluntária.
NATIVIVO: É o produto de umnascimento de feto vivo.
NATIMORTO: É o produto de um nascimento de feto morto.
Óbito fetal: É a morte de um produto da concepção antes de sua expulsão ou extração completa do corpo materno independentemente da duração da gravidez.
Indica óbito o fato de, depois da separação, o feto não respirar nem dar nenhum outro sinal de vida.
Óbito Neonatal: É aquele ocorrido em crianças menores de 28dias de nascimento.
Morte Neonatal Precoce: É a morte de uma criança nascida viva durante os primeiros 7 dias completos – 168 horas de vida.
Morte Neonatal Tardia: É a morte de uma criança que esteja depois de 7 dias completos, mas antes de completar 28 dias
Período Perinatal (1): É o período que se estende a 28a semana de gestação (incluindo fetos pesando 1001gramas ou mais, até o 7o dia devida.
Período Perinatal (2): É o período que se estende da 20a semana de gestação – incluindo fetos pesando 501 gramas ou mais até 28o dia de vida
Idade da Criança: É o tempo marcado em horas, dias, semanas, que decorrem desde o momento do nascimento.
Durante os 3 primeiros dias depois do nascimento, é recomendável que a idade seja indicada em horas (até 71h e 59 min.).
Período Neonatal: É ointervalo de tempo que vai do nascimento até o momento em que a criança atinge a idade de 27 dias 23horas e 59 minutos.
Período Neonatal Precoce: É o intervalo de tempo que vai desde o nascimento até o momento em que a criança atinge 6 dias, 23 horas e 59 minutos
Período Neonatal Tardio: É o intervalo de tempo que vai de 7 dias até ó momento em que a criança atinge 27 dias, 23 horas e 59 minutosPeso de Nascimento: É o primeiro peso do feto ou RN obtido após o nascimento. Este peso deve ser tomado preferencialmente na primeira hora de vida (antes que ocorra significante perda de peso)
Recém-nascido De Baixo Peso: RN pesando menos de 2500g (até 2499g)

Nomenclatura Por Idade Gestacional
Pré-termo: RN antes da 37a semana gestação (até 265 dias)
Termo: RN no período entre 37a semana e 41asemana (266 a 293 dias)
Pós-termo: RN com 42 semanas de gestação ou mais (294 dias ou mais)

De Acordo Com Crescimento Intra-Uterino
Pré-termo: Grande, apropriado e pequeno para a idade gestacional.
A Termo: Grande, apropriado e pequeno para a idade gestacional.
Pós-termo: Grande, apropriado e pequeno para a idade gestacional.


ASSISTENCIA AO RECÉM-NASCIDO EM SALA DE PARTO ECOMPETENCIA COMPORTAMENTAL

Objetivos: facilitar a adaptação do RN a vida extra uterina, prevenir e identificar anormalidades, proteger contra riscos ambientais, intervir e solucionar problemas, acolher e estimular o vinculo afetivo familia-criança, realizar cuidados imediatos ao recém-nascido.
Preparo da sala para qualquer RN: mesa de reanimação com acesso por3 lados, fonte de calor radiante, fontesde oxigênio umidificado e de ar comprimido, com fluxometros, aspirador a vácuo com manômetro, relógio de parede com ponteiros de segundos, termômetro digital para mensuração da temperatira ambiente.
- prevenção de perda de calor: deve receber o RN em campo estéril, colocar RN em berço aquecido, secar, remover campos úmidos para prevenir mais perda de calor e remover líquidos do corpo. o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO LIVRO: O NEONATO
  • neonatos
  • Adaptações do Neonato
  • Hemodinamica Neonato
  • Oxigenoterapia no Neonato
  • RPC neonato
  • Imunologia em Neonatos
  • Fisioterapia em neonatos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!