mesoamerica

Páginas: 41 (10055 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
Mesoamérica (cuja etimologia grega tem o significado aproximado deAmérica intermédia) é o termo com que se denomina a região docontinente americano que inclui aproximadamente o sul do México (a partir de uma linha que parte do rio Fuerte e que se prolonga para sul até aos vales do bajío mexicano, rumando depois para norte até ao rio Pánuco), e os territórios da Guatemala, ElSalvador, Belize bem como as porções ocidentais da Nicarágua, Honduras e Costa Rica. Várias civilizações pré-colombianas entre as mais avançadas e complexas de toda a América desenvolveram-se aqui ao longo dos séculos anteriores à conquista espanhola do México, incluindo olmecas, teotihuacanos,astecas e maias. Trata-se de uma macrorregião cultural de grande diversidade étnica e linguística, cuja unidade culturalestá baseada no que Paul Kirchhoff definiu como o complexo mesoamericano.
Índice
  [esconder] 
1 Complexo mesoamericano
2 Contexto ecológico
2.1 Terras altas
2.2 Terras baixas
3 Áreas culturais
3.1 México Central
3.2 Área Maia
3.3 Oaxaca
3.4 Guerrero
3.5 Ocidente
3.6 Norte
3.7 Centroamérica
4 A cronologia das culturas da Mesoamérica
4.1 Resumo cronológico e culturas da Mesoamérica5 Características da civilização mesoamericana
5.1 Calendário de 260 dias
5.2 Escrita glífica
5.3 Oferendas à terra
5.4 Sacrifícios humanos
5.5 Politeísmo
5.6 Sistema dualista de pensamento
5.6.1 Nagualismo
5.6.2 Jogo de bola
5.6.3 Magia e lógica
5.6.3.1 Medicina
5.6.3.2 Aritmética
5.6.4 Astronomia
5.7 Espaço-tempo simbólico
5.8 Território e centros ceremoniais
5.9 Viagem ao além5.10 Arte político-religiosa
5.11 Organização material
5.11.1 O Estado
5.11.2 Milho e agricultura
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas
Complexo mesoamericano[editar | editar código-fonte]
Entre outras coisas, o chamado complexo mesoamericano inclui a agricultura do milho, o uso de dois calendários (um delesritual com 260 dias e outro civil, com 365 dias), os sacrifícioshumanos e a organização estatal das sociedades. O complexo mesoamericano serviu como ferramenta teórica para distinguir os povos desta região relativamente a outras macrorregiões culturais que os circundavam, como a Aridoamérica e a Oasisamérica. O primeiro destes dois termos foi também cunhado por Kirchhoff. Nas fontes de língua inglesa, estas duas macrorregiões são agrupadasno sudoeste estadunidense (sendo por vezes incluídas, de forma errada, como periféricas as culturas do bajío ou o norte da Mesoamérica).
A homogeneidade do processo civilizacional mesoamericano tem sido criticada, especialmente por autores de origem anglo-saxónica, como Michael D. Coe. Nas suas críticas, estes autores salientam as diferenças entre os diferentes povos que habitaram esta região (por exemplo, aoestabelecer uma distinção entre o que chamam México - apesar do México ser uma entidade moderna nascida no século XIX - e a área maia (Coe, 1996). No entanto, desde os pontos de vista teóricos utilizados pelos arqueólogos e antropólogos como Palerm (1972), López Austin y López Luján (1996), ou Duverger (1994), têm prioridade as características culturais que podem encontrar-se nas diversas áreas culturaisenglobadas na macrorregião mesoamericana. A difusão destes traços culturais deve-se à interação das diversas etnias que viveram neste território ao longo de milénios.
Esclarece-se desde já que neste artigo foram privilegiados os pontos de vista destes últimos trabalhos na medida em que permitem ter um panorama amplo da civilização mesoamericana. Por outro lado, há que esclarecer também quealguns nomes de deidades, culturas e locais são escritos na sua versão espanhola adaptada do nauatle, pois é desta forma que são mais conhecidos no mundo académico. Isto não quer dizer que todos os povos mesoamericanos falassem nauatle. De facto, o uso do nauatle como língua franca na Mesoamérica aconteceu apenas a partir do século X, com a chegada dos povos teochichimecas e mais tarde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O tempo na Mesoamérica
  • Povos da mesoamérica
  • Povos da Mesoamérica
  • Mesoamérica: estudo de povos relegados
  • Rituais de Sacrifício na Mesoamérica
  • Influencia Teotihuacan na Mesoamerica
  • A Mesoamérica antes de 1519
  • 24 Sociedades Mesoamerica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!