Resumo- modelo psicanalítico

Páginas: 7 (1680 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2012
Capítulo 2
Modelo psicanalítico
(Resumo)

Um dos marcos que o século XX deixará para posteridade é a psicanálise. Não se pode dissociar a figura de Sigmund Freud da origem e consolidação do sistema psicanalítico.

O principal colaborador nas ideias de Freud é Joseph Breuer. Breuer, ao se encarregar de uma paciente histérica que entrará para os anais da psicanálise com o nome de Ana O. dáinício ao Método Catártico, onde os sintomas são eliminados com a retomada de recordações traumáticas passadas. Ao ser provocado o sonambulismo hipnótico como tranquilizante, a paciente passa a narrar, durante a hipnose, uma série de fatos passados, profundamente dolorosos. Esses fatos não faziam parte do conhecimento consciente da paciente.
Breuer introduz Freud em suas descobertas. Juntospublicam suas descobertas, e a colaboração durará até a ruptura ocorrida quando da elaboração da teoria da sexualidade infantil de Freud.
> Consciente e inconsciente – o modelo topológico
Atualmente nos é fácil aceitar a ideia da existência de processos inconscientes. Isto não era assim tão fácil nas etapas iniciais do desenvolvimento da psicanálise.
A descoberta do inconsciente vem para Freudpor dois caminhos diferentes e paralelos. De um lado, a experiência clínica pioneira de Breuer. De outro, as experiências com sugestão pós-hipnótica de Bernheim.
Com base em Bernheim; um paciente é hipnotizado e, durante o sonambulismo, dá-se-lhe a sugestão de que, ao acordar, deverá voltar ao seu lugar e tomar certa atitude. O paciente é despertado do sonambulismo e volta para o seu lugar. Àmedida que o tempo passa, ele vai se tornando cada vez mais inquieto até que por impulso toma a atitude sugerida ao estar sonâmbulo.
O hipnotizador aborda-o questionando o porquê de sua atitude e o paciente não consegue recordar. A ordem faz parte de um processo que não percebe, que é subjacente à sua consciência e que, no caso específico, é dominante sobre a consciência.
Fica então claramentedefinida a existência de dois processos psíquicos paralelos, um consciente e outro inconsciente, sendo que o inconsciente determina as ações do sujeito, sem que este o perceba.
Além da caracterização do consciente e inconsciente, dois outros processos psíquicos devem ser considerados: o primeiro, o paciente não se lembra da ordem que o levou a tal atitude, se o hipnotizador rejeita suasexplicações iniciais, mas, ao fazer um grande esforço de introspecção, ele de repente se lembra de tudo; o segundo, se a ordem ferisse profundamente os seus valores morais ele não teria cumprido.
O segundo caminho do estabelecimento do conceito de inconsciente, e o que marca o início da elaboração da psicanálise, vem do atendimento clínico que Breuer propiciou a Ana O. A recordação consciente do trauma,com a correspondente descarga de emoções reprimidas, faz com que os sintomas desapareçam.
Os Estudos sobre a histeria, publicados por Freud e Breuer em 1895 , constituem o primeiro trabalho de repercussão da psicanálise. A teoria da origem da neurose, elaborada por Breuer, baseava-se nos chamados estados de “absence”. Julgava eles que as histéricas seriam sujeitas a estes estados, e , quandodentro deles, a capacidade de elaboração de eventos afetivos seria reduzida.

- Resistência e repressão
A utilização do Método Catártico e Hipnótico de Breuer logo traz problemas para Freud. Há fracassos nos tratamentos e muitos pacientes não conseguem ser hipnotizados. Freud desanima com a prática médica há hipnose.
Freud então se recorda dos experimentos de sugestão pós-hipnótica a queassistira com Bernheim. Ele abandona a hipnose e inicia uma técnica sugestiva, onde afirma ao paciente que ele poderá se lembrar do acontecimento traumático sofrido, que ele conscientemente não sabe , mas que está guardado no inconsciente. O procedimento apresenta resultados satisfatórios.
A utilização do esforço consciente para descoberta do inconsciente, levanta várias questões: como o sujeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo psicanalitico
  • Modelo Psicanalítico
  • Modelo Psicanalítico
  • Resenha modelo psicanalitico,freud
  • Teorias do desenvolvimento Modelo Psicanalítico
  • Resumo de Aprendizagem e Método Psicanalítico
  • Resumo do filme O Método Psicanalítico de Freud
  • Capítulo 2 Modelo psicanalítico Wagner Fiore 2.1 Freud e a Psicanálise – o trabalho inicial Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!