Resumo Livro Planeta Favela

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Capítulo 1 – Climatério Urbano

Trata da discussão sore o crescimento das cidades do terceiro mundo, focando o crescimento das favelas, que ultrapassa o aumento urbano propriamente dito desde a década de 70. Ao longo do texto, Davis traz a tona as questões do mercado e habitação informais, questionando ou endossando diferentes opiniões de antropólogos e urbanistas.
Uma das observações feitaspelo autor é de que houve uma inversão de ocupação do solo; antigamente a população rural migrava para a área urbana, atualmente a periferia urbana acaba invadindo a área rural por falta de espaços alternativos para expansão.
Um dos exemplos apresentados pelo autor para ilustrar a conjuntura mundial de que o terceiro mundo acaba por virar um grande depósito de lixo humano é a cidade de Délhi, naÍndia, que dos 500 mil migrantes que se relocam para lá todo ano, 400 mil acabam em favelas.
No fechamento do capítulo Davis ainda ressalta que, da maneira que o mundo anda lidando com essa mazela, o futuro de vidro e metal imaginado por muitos será substituído por grandes favelas, cheias de miséria, poluição e excrementos.








Capitulo 2 - A Generalização das Favelas

Definiçãode favela deriva do inglês e surgiu em 1812, (slum) como sinônimo de estelionato ou comercio criminoso. Slum = Locais sujos, becos, ruelas de população miserável e criminosa.
Já no Brasil o termo favela não devia do Slum e sim de uma planta nordestina onde ocorreu a Guerra de Canudos. Os soldados voltaram e se instalaram no Morro da Providencia no Rio de Janeiro na década de 1880 o que deu origema primeira favela do Brasil.
Favelas Formais - No núcleo metropolitano, como os cortiços casarões antigos, autoconstruções, pensões, etc.








Favelas Informais - Invasões e território de moradores de rua, também concentrados no núcleo central ou em suas imediações

Favelas Informais na Periferia - Loteamento clandestinos, campo de refugiados e invasões.


Brasil é o terceiromaior pais com o maior número de população urbana favelada (51,7milhões), atrás da Índia (158,4milhões) e China (193,8milhões).

Mike Davis ainda aponta para a mercantilizarão imobiliária no interior das favelas. Mercado imobiliário informal e extremamente lucrativo.

Configuração de favela nas orlas marítimas que recebem despejados, refugiados, migrantes rurais, etc. Todavia "A principaljunção da orla urbana no terceiro mundo continua a ser a de depósito de lixo humano".


Capitulo 3 - A traição do estado

Na primeira metade do século XX as favelas e cidades do terceiro mundo tiveram um crescimento lento, já na segunda metade do século teve um crescimento bem considerável.
O estado se esforçou em criar barreiras que impedissem e expulsassem camponeses e pessoas que nãoqueriam na cidade. Logo depois da Segunda Guerra as migrações foram se tornando mais frequentes. Moradores das favelas eram retirados de suas moradias e assentados em locais fora das favelas.






















Capitulo 4 - As ilusões da autoajuda

Na década de 1970, os governantes renunciaram a batalha contra as favelas. Politicas habitacionais receberam ações partidáriasmilionárias do Banco Mundial e do FMI para melhoria das favelas em vez de substitui-las.
Davis diz que a autoconstrução na favela seria a resolução da emancipação do mundo habitacional, já John Turner queria investimentos nos projetos de reformulação das favelas. Davis também mostra ONGs que se promovem através de favelas, fazendo com que obtenham lucros.

*O Banco financiou 116 programas em 55países.

Em 1993, a Oberai, da OIT concluiu que os programas não tinham mais impacto no âmbito geral da questão.













Capítulo 5 – Haussmann nos trópicos

O projeto de modernização e embelezamento estratégico de Paris, realizado pelo Barão de Haussmann em meados de 1870, tinha além do objetivo estético e visando o progresso da cidade,tinha o objetivo de cessar com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planeta Favela
  • PLANETA FAVELA
  • Planeta Favela
  • Resumo do Cap.2 do livro Cidades para um pequeno planeta
  • Relatório
  • Fichamento planeta favela
  • Resumo sobre Trabalho na Favela
  • Resumo filme 5x favela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!