Dinanometria

Páginas: 3 (692 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Dinamometria manual
 
A dinamometria manual consiste em um teste simples e objetivo que tem como princípio a aferição da força máxima voluntária de preensão manual. Consiste num teste realizadocom um aparelho portátil chamado dinamômetro sendo um procedimento rápido, de baixo custo e pouco invasivo.
Equipamentos necessários: dinamômetro manual, cronômetro
Procedimentos: Estudos indicam queas variações da posição do corpo influenciam significativamente nos resultados da avaliação da força de preensão de mão. Desta forma a American Society of Hand Therapists (ASHT) recomenda que oavaliado esteja confortavelmente sentado, posicionado com o ombro aduzido, o cotovelo fletido a 90º, o antebraço em posição neutra e, por fim, a posição do punho pode variar de 0 a 30º de extensão.
Quandoestiver pronto o sujeito aperta o dinamômetro com esforço isométrico máximo, que é mantido por cerca de 5 segundos. Nenhum outro movimento do corpo é permitido. O avaliado deve ser fortementeencorajado a dar um esforço máximo. A forma como o comando verbal é passada do avaliador também é um fator influente. Estudos sugerem que o uso de um volume mais alto de voz durante as instruções podeinfluenciar positivamente no resultado do teste.
Recomenda-se que a média de três medidas seja usada, não havendo necessidade de estender períodos de descanso entre as medidas porque as diferenças demedidas são muito pequenas. Um aquecimento antes do teste pode aumentar a força de preensão.
Variações: A posição da mão e do corpo do avaliado pode variar em diferentes protocolos. Alguns equipamentossugerem a avaliação com o sujeito de pé, com afastamento lateral das pernas, os braços ao longo do corpo, o punho e o antebraço em posição de pronação, segurando confortavelmente o dinamômetro na linhado antebraço e com sua escala de medida voltada para o avaliador.
Valores de referência: Os valores de referência de força de preensão manual têm sido buscados em vários estudos em diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dinanometria
  • Dinanometria manual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!