Resumo ISO 29881

445 palavras 2 páginas
1. RESUMO DA NORMA
A ISO 29881 é uma norma internacional baseada na FiSMA 1.1 (Finnish Software Measurement Association) e especifica um conjunto de definições, convenções e atividades com o objetivo de mensurar o tamanho funcional de parte ou todo de softwares e serviços prestados por softwares utilizando o FiSMA, o qual é fundamentado em uma avaliação dos requisitos funcionais dos usuários, calculando o tamanho do software a partir da perspectiva desses.
O público-alvo da ISO 29881 inclui qualquer indivíduo que aplique o FiSMA para medir o tamanho funcional de um software. Foi criado para ser utilizado por pessoas associadas à aquisição, desenvolvimento, uso, suporte, manutenção e auditoria de software. O FiSMA não possui qualquer tipo de limitação quanto ao tipo de software a ser medido.
Saber o tamanho funcional de um software é essencial para diversos aspectos, como planejamento do projeto, preços e prazos, dentre outros.
O cálculo é realizado utilizando os chamados BFC’s (base functional componentes), que podem ser de sete classes:

Navegação interativa do usuário final e serviços de consultas (Interactive end-user navigation and query services);
Serviços interativos do usuário final para entrada de dados (Interactive end-user input services);
Serviços de saídas não-interativos do usuário final (Non-interactive end-user output services);
Interfaces para outras aplicações (Interface services to other application);
Interfaces de outras aplicações (Interface services from other application);
Serviços de armazenamento de dados (Data storage services);
Serviços de manipulação e algoritmos (Algorithmic and manipulation services);
Cada classe ainda se decompõe em outros tipos, somando ao todo vinte e oito. Posteriormente, os requisitos funcionais do usuário (que podem ser casos de uso, manuais de uso, diagramas ER, dentre outros) são mapeados para as sete classes e tipos de componentes básicos funcionais. A partir daí, são realizados cálculos

Relacionados