Resumo - Hospital Sarah Kubistchek - Belo Horizonte - ARQ. João Filgueiras Lima - Lelé

811 palavras 4 páginas
HOSPITAL DO APARELHO LOCOMOTOR SARAH KUBITSCHEK – BELO HORIZONTE - MG
A unidade hospitalar da capital mineira trata-se de um dos exemplares dos estabelecimentos de saúde projetados pelo arquiteto João Filgueiras Lima – o Lelé – e soma-se aos inúmeros prédios da Rede Sarah Kubitschek.
A Rede que leva o nome da primeira dama do país na época da fundação de Brasília (Década de 60), é destinada ao atendimento de vítimas de politraumatismos e problemas locomotores, com o objetivo da reabilitação. É mantida pelo orçamento da União (Estado), contudo administrada pela Associação das Pioneiras Sociais (APS), entidade de serviço social autônomo, de direito privado e sem fins lucrativos, da qual objetiva, principalmente, o cumprimento de serviços médicos públicos de qualidade ao que se refere à área da medicina do aparelho locomotor; o incentivo à produção do conhecimento científico; à geração de informações em diversas áreas do âmbito hospitalar e ao exercício de ações educacionais e preventivas quanto às causas das principais patologias atendidas pela Rede.
O pioneirismo na prática de projetos na área hospitalar da Rede Sarah, se inicia com o projeto e então construção do Hospital de Doenças do Aparelho Locomotor em Brasília, em 1980. Sua concepção mudou o panorama da produção da arquitetura hospitalar no Brasil com uma série de diretrizes específicas do arquiteto, que passou a defender a forma e a disposição do edifício de modo a contribuir com sua funcionalidade, tanto interna como externa.
---

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
O Hospital do Aparelho Locomotor de Belo Horizonte, situa-se numa importante e movimentada avenida da capital mineira, nas proximidades do centro.
O projeto de Lelé consiste numa adaptação a um hospital geral pré-existente aos padrões de funcionamento instituídos pela Rede, intervindo nas edificações erigidas e construindo novas alas para que o local fosse transformado em um centro de referência na reabilitação motora, dotado de inúmeros recursos e

Relacionados