RESUMO FUNDAMENTO DAS CIENCIAS SOCIAIS AV1

Páginas: 13 (3016 palavras) Publicado: 15 de junho de 2015
RESUMO FUNDAMENTO DAS CIENCIAS SOCIAIS AV1
Senso comum x Pensamento Cientifico

SENSO COMUM X PENSAMENTO CIENTIFICO
FATOS PROBLEMAS
APARENCIAS SÓ FAZ AFIRMAÇÕES DEPOIS DE TESTES
ACRÍTICOCRÍTICO
AMETÓDICO METÓDICO
SUBJETIVO OBJETIVO
Nem sempre o senso comum representa a realidade. Às vezes, conceitos errôneos são formulados e adotados por coletividades. O pensador escocês DavidHume (1711-1776), propôs um cuidado especial ao se tratar da causalidade, isto é, das relações de causa e efeito entre os eventos vivenciados. Adverte ele que o fato de um evento acontecer depois do outro não significa necessariamente que haja relação de causa e efeito entre eles.
O pensamento cientifico se refere a algo bastante especificado. Não se faz ciência sobre a vida em geral ou o mundo emgeral. Faz-se ciência quando se delimita aquilo que se quer estudar, o objeto de que se quer tratar. O objeto não é apenas delimitado, é construído, pois trata-se de algo ideal, de uma representação. 

O mito é uma narrativa, uma fala, que contém em si diversas ideias. É uma mensagem cifrada, que não é entendida facilmente por quem não está dentro da cultura de que o mito faz parte.

CiênciasSociais X Ciências da Natureza
CIÊNCIAS SOCIAIS X CIÊNCIAS DA NATUREZA
IRREPRODUZÍVEIS REPRODUZÍVEIS
PROBLEMA COM A OBJETIVIDADE ATINGE-SE UMA OBJETIVDADE
OBJETO FALANTE OBJETO MUDO
OSUJEITO É OBJETO E O OBJETO É O SUJEITO DISTANCIA ENTRE SUJEITO – OBJETO
Os argumentos utilizados têm como princípio epistemológico a dificuldade de reconhecê-las como verdadeiras ciências, à medida que elas tratam com eventos complexos, de difícil determinação, uma vez que envolvem valores e significados socialmente dados. Outra questão reside no fato de estar o pesquisador social, dealguma forma, envolvido com os fenômenos que pretende investigar dificultando a objetividade e a neutralidade científica.
É possível, percebermos, portanto, que as ciências sociais não podem ser enquadradas em modelos de cientificidade de outras ciências, pois possuem uma racionalidade e especificidades próprias, relativas ao seu objeto de estudo.
Nessa perspectiva, tal campo de saber não comportamétodos ou técnicas rígidas e rigorosas, nem fórmulas de aplicação imediata que garantam a obtenção de resultados objetivos e exatos. Assim, o que mais importa é a interpretação dos fenômenos, ou seja, não apenas os fatos por si só, mas a forma como se constituem esses fatos. O sujeito (o pesquisador) deve ser considerado no contexto no qual estes fatos ou fenômenos se apresentam, pois ele tambémfaz parte do objeto que investiga.
Assim, para que se possa interpretar analisar, investigar nessa área do conhecimento, é necessário um suporte teórico que fundamente determinadas opções metodológicas, não podendo ser considerada apenas a aplicação de determinada técnica, pois isto não garante por si só a obtenção de resultados válidos.

Sociologia X Antropologia X Ciência Política
A Sociologiaestuda o homem e o universo sóciocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
Na Antropologia privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. Questões cruciais para o entendimento da vida em grupo, como alteridade, diversidade cultural, etnocentrismo, relativismo cultural são tratadas por essa ciência, que, em seus primórdios estudava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Av1 Fundamentos ciencias sociais
  • AV1 Fundamentos Das Ciencias Sociais
  • AV1 FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS
  • AV1 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
  • Resumo AV1
  • Questionário AV1 de Fundamentos das Ciências Sociais
  • FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS revisao av1
  • RESUMOS DE FUNDAMENTOS DE CIENCIAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!