RESUMO_FENOMENOLOGIA

382 palavras 2 páginas
Edmund Husserl foi o primeiro a falar sobre a ideia de fenomenologia, que é o modo como percebemos as coisas em nossa experiência cotidiana, seu objetivo é atingir um maior entendimento filosófico da condição humana, sem a construção necessariamente de um modelo, quer se livrar dos preconceitos que existem sobre determinado objeto e tenta retornar a experiência sensorial, a como nós percebemos esse objeto. Martin Heidegger foi uma outra figura importante para o movimento, levantando o questionamento do que diferencia habitar de morar, habitar seria o modo como os humanos estão sobre a terra e morar seria a criação de um laço com o local que se habita, sentir-se em casa. Outro aspecto ressaltado por ele são os significados de construir, um no sentido de edificar e outro no sentido de construir como cultivo, crescimento. A fenomenologia na arquitetura quer fazer com quem o homem se sinta em casa, um aspecto que estava sendo destruído na arquitetura moderna, essa relação do homem com o espaço, que é a moradia.
Norberg-Schulz foi um dos primeiros a trazer a ideia da fenomenologia para a arquitetura com seu livro: Arquitetura ocidental. Isto acontece nos anos 60, porém apenas nos anos 80 que obras arquitetônicas são feitas pautadas no conceito, e tinham como elementos a exaltação dos sentidos, a percepção, a experiência espacial, entre outros.
No seu livro Schulz fala de como estava sendo os fatores simbólicos e ambientais estavam sendo desconsiderados na arquitetura, pra ele a arquitetura tinha que voltar a dar significado ao ambiente, e o lugar é muito mais que uma experiência abstrata, um lugar tem materialidades, e é necessário que isso seja levado em consideração, e para isso é necessário respeitar o ambiente. Que a essência do lugar tinha que ser retomada, as qualidades sensoriais e materiais, tudo isso traduz a essência do lugar. Criticava as habitações padronizadas e modo como eram “jogadas” nos lugares, a arquitetura tem que estar inserida ao lugar, de um

Relacionados