Resumo Estruturas organizacionais por Antonio Cury

Páginas: 9 (2062 palavras) Publicado: 19 de maio de 2015
Organização

Visão Social
O ser humano na maior parte da sua vida faz parte de organizações e por elas é controlado, desde o nascimento até sua morte.
A organização no contexto social serve como instrumento para ajuste de normas e condutas, bem como para o agrupamento social.
Com o passar dos tempos a variedade de organizações aumentaram, apesar de existirem desde à antiguidade, com o passardos tempos os organizações foram tomando forma de modo a atender uma maior parcela da sociedade.
Apesar de seus benefícios notórios para a sociedade todo esse complexo sistema organizacional, por vezes acaba trazendo malefícios os membros, apesar disso, os benefícios superam os malefícios.
Os recursos humanos são os principais contribuintes para o sucesso ou fracasso nesse contexto, sendo que,quanto maior o nível de felicidade dentro de uma organização, maior tende a ser a produtividade dentro dela.
Um dos maiores dilemas no contexto organizacional é em como construir sistemas lógicos e sistemáticos, sem deixar de lado a felicidade dos seus funcionários. A fim de se conseguir esse resultado, há avanços e retrocessos significativos dentro da história.
Com o passar dos tempos asorganizações deixaram de ter um caráter institucional, para ter um caráter meramente burocrático, Sendo que, segundo Malinowski, “A organização é mais do que um agrupamento de pessoas ou grupos”.
A empresa se desenvolve de acordo com as interações com seus grupos e pessoas, se a empresa tem grande interação com os mesmos, ela tende a atingir a necessidade de sua coletividade, o que lhe dará maissobrevida.
Sendo assim, podemos considerar organizações como “Unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos (Talcott Parsons)”.
As organizações se desenvolvem em função de: Mudanças tecnológicas, Leis econômicas e procura de padrões de vida mais elevados.
As organizações caracterizam-se por:
1. Divisão do trabalho, poder e das responsabilidadesde comunicação.
2. Presença de um ou mais centros de poder que controlam os esforços da organização
3. Substituição de pessoal.

Modelo de burocracia de Weber
Um dos sinônimos de organização é burocracia, que não é conhecida no conceito de Weber, mas sim no termo pejorativo da palavra.
Weber, após muitos estudos, concluiu que há três pontos que constituem a base do poder, à saber:
1. Lei e ostradicionais tabus da sociedade;
2. Liderança individual, profundidade emocional, a que denominou carisma;
3. Conjunto de servidores públicos, devidamente organizados, que denominou burocracia.
Esse conceito Weberiano acaba a ir de encontro com dois modos de condução, os quais, um por meio do carisma (não racional), e outro por meio das normas e condutas (racional), os quais se complementam.
Esseconceito prevê que o poder emana muito mais das normas do que do carisma. Toda essa estrutura pode ser utilizada para o exercício do poder.
A condição para essa estrutura formal e complexa é a predominância da razão e da lógica no comportamento dos servidores, além de neutralidade de atitudes.
Os principais atributos da burocracia são:
1. Hierarquia;
2. Especialização;
3. Definição decompetência;
4. Normas de conduta;
5. Documentação e arquivo;
Os atributos acima são somente um modelo de referencia, não revelando um método inflexível para a fórmula. Para Weber, esse modelo era de grande importância para o estudo das diversas organizações.
Weber orienta para os aspectos da burocracia a serem devidamente analisados, a fim de quanto mais se aproximar as suas características, maior apossibilidade de se tornar mais eficiente devido as ações racionais.

Burocratização e desburocratização
Podemos concluir que passamos grande parte de nossas vidas em organizações caracterizadas pela burocracia.
Bennis firma que o modelo burocrático de organização esta fadado ao final, isso devido aos novos modelos de administração em surgimento, modelos que possibilitam melhor adaptação das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • OSM
  • Resumo de estrutura organizacional
  • Resumo de estruturas organizacionais
  • Estruturas Organizacionais
  • RESUMO ENSINAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO: Conhecendo a Estrutura Organizacional
  • RESUMO ENSINAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO: Conhecendo a Estrutura Organizacional
  • Resumo do texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!