047609120850

2318 palavras 10 páginas
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
RESUMO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AS ORGANIZAÇÕES COMO ENTIDADES SOCIAIS:
Através das Organizações podemos verificar o agrupamento social, onde é feito de forma coordenada, unindo pessoas e recursos. A elaboração de produtos e serviços dentro de uma organização faz a satisfação social e pessoal. De acordo com os estudos de Philip Selznick (1972) apud Cury (2011) a criação estrutural formal de uma organização não é a única maneira de sobrevivência, existe também outra forma na qual a coletividade de pessoas passa a ser necessário dentro de uma estrutura formal de uma organização. Com a interação entre as pessoas ocasionando o encontro do caráter da organização com isto se distingue em relação às outras organizações fazendo uma evolução do caráter das pessoas. Adquirindo a divisão do trabalho, comando, poder e responsabilidade de comunicação. Dessa forma podemos dizer que as mudanças de tecnologia, leis econômicas e a elevação do padrão de vida das pessoas é o que faz o desenvolvimento de uma organização.

EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES:
Os estudos feitos na época do século XX por Cury, demostra que as organizações foram evoluindo de acordo com três estágios e dessa forma se adequaram. São eles:
Tradicional – Onde é encontrado características de caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista e burocrático.
Moderna – Quadro sistêmico, comportamental e orgânico, ou seja, ciências do comportamento humano (Bihaviorista).
Contemporânea – No surgimento da globalização, onde é encontrada a inovação tecnológica e concorrência de mercado. (Adhocráticas).
Foi necessária para as organizações se adequarem as novidades das tecnologias de gestão, teoria, modelos e práticas administrativas de maneira a qual obtivesse uma evolução empresarial. Seguindo indicadores no qual é encontrado dentro dos estágios de uma organização.

AS ORGANIZAÇÕES COMO EMPRESAS: Na teoria de Maximiano encontramos a organização como empresas, um sistema que

Relacionados