RESUMO DOS TRÊS PRIMEIROS CAPÍTULOS DO LIVRO O QUE É COMUNICAÇÃO DE JUAN E. DÍAZ BORDENAVE

2554 palavras 11 páginas
RESUMO DOS TRÊS PRIMEIROS CAPÍTULOS DO LIVRO O QUE É COMUNICAÇÃO DE JUAN E. DÍAZ BORDENAVE

O MEIO AMBIENTE SOCIAL DA COMUNICAÇÃO
A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicação são uma só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação. A comunicação não pode ser melhor que sua sociedade nem esta melhor que sua comunicação. Cada sociedade tem a comunicação que merece.
Comunicação e socialização
A comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida de sua cultura foram-lhe transmitidos, pelo qual aprendeu a ser “membro” de sua sociedade. Foi assim que adotou a sua “cultura”, isto é, os modos de pensamento e de ação, suas crenças e valores, seus hábitos e tabus.
A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos sua importância quando perdemos a capacidade de nos comunicar. A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social.
Os meios em nossa vida
Os meios desempenham certas funções importantes na vida das pessoas. No caso jornal, funções do tipo “racional”, como a provisão de informações e “não racionais”, com o fornecimento de contatos sociais e, indiretamente, de prestígio social. A estas funções agrega-se uma de proporcionar “segurança” aos leitores num mundo sempre perturbado, e uma função “ritualista” ou quase compulsiva para as pessoas que leem o jornal sempre na mesma hora, no mesmo lugar e na mesma sequência.
O rádio desempenha o papel de “companhia”, principalmente para pessoas solitárias, o rádio e a tv cumprem a função de “escape”, oferecendo uma compensação relaxante para o stress da vida moderna. As revistas cumprem praticamente a mesma função.
Os meios também podem responder às suas aspirações de mobilidade social.
Apesar de importantes é um erro considerar os meios de comunicação social (TV, jornais, novelas, rádios) como representando o

Relacionados