Resumo do textopsicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas. marilene proença rebello de souza

760 palavras 4 páginas
Resumo: TEXTO 10 – Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Marilene Proença Rebello de Souza

O presente texto se trata da apresentação de uma Conferência proferida pela Dra. Marilene Proença Rebello de Souza que discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais na formação e na atuação nas escolas.
A Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas no Brasil a esboçar uma crítica à formação profissional e ao modelo de atuação psicológica em educação e o aprofundamento das discussões no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional permitiu que a área produzisse estudos que levaram a elaboração de elementos constitutivos de uma atuação/formação em Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica.
As novas perspectivas em Psicologia Escolar e Educacional referem-se à: a) mudança nas perguntas advinda da ruptura epistemológica, permitindo compreender a dimensão educativa do trabalho do psicólogo; b) ampliação das áreas tradicionais de atuação do psicólogo no campo da educação; c) construção de referentes teóricos para uma prática psicológica que considere as dimensões individuais, sociais e históricas do processo de escolarização.
Ao fazer a autocrítica sobre os modelos e práticas de atuação da Psicologia no campo da educação, a Psicologia Escolar passou por momentos de “crise”, deixando de atuar mais amplamente nos setores educacionais, principalmente nos públicos. O desafio agora principal da Psicologia Escolar é o de superação desse momento de crítica, considerando que já existem propostas interessantes e críticas de intervenção no campo da educação e estas propostas precisam se tornar mais visíveis entre os psicólogos e socialmente.
Ao adentrarmos ao campo do Ensino da Psicologia, estamos possibilitando estudar a complexidade da formação do ser humano, do que nos permite construir a cultura, os valores, os sentimentos, os sentidos e os significados, que nos permitem interpretar o mundo que está a nossa volta,

Relacionados