Resumo do texto "O cancioneiro peninsular e o romanceiro nordestino em Ariano Suassuna"

1075 palavras 5 páginas
O Cancioneiro Peninsular e o Romanceiro Nordestino em Ariano Suassuna
Luisa Trias Folch

A primeira área do Brasil Colônia a ser povoada por meio de uma atividade pastoril foi a caatinga do Nordeste, que se tornou zona de fornecimento de carne e animais para o trabalho nos engenhos e transporte nos canaviais. A atividade pastoril foi a única atividade rentável no sertão, uma terra que não possuía riquezas minerais e não era apropriada para a lavoura. Com essa economia, surgiu um tipo particular de população com uma cultura própria, a sertaneja, marcada por sua dedicação ao pastoreio, por sua dispersão espacial e por traços característicos identificáveis no modo de vida, na organização da família, na estruturação do poder, na vestimenta típica, nos folguedos estacionais, na culinária, na visão de mundo e numa religiosidade propensa ao messianismo.

Com poucas mudanças, essa cultura sertaneja chegou ao século XX. A formação cultural do sertão nordestino foi primordial na formação de Ariano Suassuna, principalmente quanto ao seu forte apego à tradição, e nela a cultura ibérica, que tanto o influenciou. Para Darcy Ribeiro a cultura do mediterrâneo europeu está presente na formação da sociedade sertaneja: “as populações sertanejas, desenvolvendo-se isoladas da costa, dispersas em pequenos núcleos através do deserto humano que é o mediterrâneo pastoril, conservaram muitos traços arcaicos”. Suassuna não é apenas um bom compilador folclórico e restaurador competente de fórmulas bonitas e arcaicas. Ele integrou o material popular com o material erudito, juntando lembrança, tradição e vivência, com o toque pessoal de originalidade e improvisação, caracterizando suas obras pelo domínio dos ritmos da poética popular nordestina.
Criou nos anos 70, o Movimento Armorial, unindo teatro, romance, música, artes plásticas e danças populares. Em 1990, o movimento passa por um aprofundamento e passa a se chamar Movimento Romançal: o objetivo foi construir uma arte brasileira

Relacionados

  • 020851011643
    11724 palavras | 47 páginas
  • Literatura
    73689 palavras | 295 páginas