Resumo do texto "Contribuição ao debate da pena de morte no Brasil" do jurista Hélio Bicudo

Páginas: 4 (986 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
 Violência x pena de morte (1)Evantuir de Jesus Ferreira (2)


O texto Contribuição ao debate da pena de morte de autoria do jurista, militante dos Direitos Humanos epolítico brasileiro Hélio Pereira Bicudo, disponível no site DHnet – Direitos Humanos na internet no formato de dissertação apresenta uma reflexão à validade da legalização da pena de morte.
Notexto o jurista apresenta argumentos referenciados na defesa que a legalização da pena de morte não resolveria os problemas de crimes violentos no Brasil.
Ao iniciar, o autor afirmaque nos países europeus e nos países do hemisfério norte onde se aboliu a pena de morte a violência diminuiu no primeiro momento. Na atualidade está crescendo devido à falta de auxilio do Estado e àmigração vinda do terceiro mundo, onde há dificuldade de inserção desses a nova sociedade gerando como consequência a violência. Discordando do que pensam setores de direita da França em que o retornoda pena de morte seja inibidor de crimes violentos. Fato semelhante ocorre no Brasil em relação à migração vinda do campo para os grandes centros.
Citando conclusão de debate nacomunidade carente de São Mateus entre população e especialistas, para o jurista, diante de um quadro de desigualdade social evidente no país, a validação da pena de morte atingiria somente os pobrespor ser classe possuidora dos maiores índices da marginalidade.
Unido a isso, a pena de morte não cabe mais como prevenção e coação do Estado Democrático à violência se baseado nocumprimento dos princípios de direitos universais, afirma o autor e cita a Organização das Nações Unidas - ONU em Assembleia Geral, em 1977 que exortou os povos a diminuir progressivamente os tipos de crimes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha crítica do texto "Contribuição ao debate da pena de morte" do jurista Hélio Bicudo
  • DEBATE
  • Pena de morte
  • debate sobre pena de morte
  • Debate pena de morte
  • Debate sobre a pena de morte
  • Pena de morte no Brasil
  • Pena de Morte no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!