resumo do sus

Páginas: 5 (1184 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
Introdução:
Este trabalho vem abordar de forma resumida sobre um tema importante para a nossa sociedade atual (a saúde).
Faremos uma análise sobre o SUS (sistema único de saúde), procurando compreender como e por que ele surgiu, os acontecimentos que levaram a sua criação, sua importância para a cidadania, quem tem direto de usá-lo, quem tem o dever de promover e garantir sua existência.
Esteresumo focará também como se encontrava a população no começo do século no âmbito da saúde e analisar a situação que a mesma se encontra hoje em pleno séc. XXI, as dificuldades que enfrentam aqueles que precisam de alguma forma, usufruir desse sistema que é tão simples e ao mesmo tempo se torna tão complexo.













A nossa sociedade brasileira começou a ser organizada de formatensa, até onde sabemos fomos colonizados pelos europeus que aqui chegaram e impuseram de forma arbitrária seus costumes e modos de vida até então desconhecido pela civilização local, daí então começamos a viver de forma ditada por aqueles que se intitulavam superiores aos demais.
Conforme a sociedade foi se desenvolvendo, crescendo, “evoluindo” os problemas foram acompanhando de forma gradual econtínua ao ponto de chegarmos a um processo de degradação total, onde se encontraram a população do período entre o fim da monarquia e o inicio da república velha. Esse período foi marcado por agravos a saúde da população pobre que adoecia devido e falta de higiene, má estruturação da sociedade, falta de organização dos governantes da época e de assistência básica. Essa camada pobre da sociedadevivia a mercê de instituições beneficentes que na medida dos seus esforços tentavam dar algum tipo de assistência a esses que nada tinham.
Com a vinda da família real para o Brasil por volta de 1808, muitas doenças acometiam as pessoas, doenças tropicais desconhecidas dos médicos europeus como: a febre amarela, malária entre outras. Além daquelas trazidas por estes como a peste bubônica, cólerae a varíola.
O povo brasileiro que constituíam-se de portugueses, imigrantes europeus, e principalmente negros e escravos cada um desses grupos era detentor de uma cultura própria, costumes e tradições e um conhecimento própria acerca da doença. Neste cenário aparecem os jesuítas que traziam algum conhecimento da prática médica, utilizando principalmente da disciplina e do isolamento da pessoa. Asituação da população não melhorava e com o passar do tempo à crise na saúde só foi piorando, o povo não tinha num um tipo de assistência governamental. Homens, mulheres, crianças, idosos todos estavam desassistidos carentes de atenção básica.
Neste contexto de desordem total fez se necessário à criação de políticas que visassem uma atenção especial à classe pobre que até então estava morrendosem que ninguém se importasse.
Vale lembra que uma minoria da classe pobre que eram os trabalhadores tinham “benefícios” dos quais podiam valer-se casso precisassem, onde estes trabalhadores pagavam uma cota mensal sendo conhecida como: caixa de aposentadoria e pensões (CAPS) para poder ter acesso a esses direitos à saúde. No decorrer do tempo outros sistemas foram criados a partir do (CAPS) e em1966 esse sistemas foram substituídos por um único e poderoso Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) que tem por objetivos:
Uma maior cobertura previdenciária para quase toda população urbana e rural.
A prática médica curativa, individual e assistencialista e especializada.
A criação mediante intervenção estatal de um complexo médico industrial.
O desenvolvimento de um padrão deorganização da prática medica orientado em termos de lucratividade do setor da saúde e o privilegiamento da produção privada desses serviços.
Porém este plano não foi capaz de suprir a perspectiva esperada e novas medidas foram realizadas de modo a criar um novo modelo de saúde que atendesse as necessidades da população.
Por volta de setembro de 1990, finalmente SUS é instituído.
O Sistema Único...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sus
  • resumo sus
  • RESUMO SU DINA
  • Resumo do SUS nos seus 20 anos
  • Resumo histórico do SUS
  • Resumo Artigo Sus
  • Resumo Do Filme Sus
  • Resumo sobre o texto do sus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!