Resumo Artigo Sus

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2015

O artigo “O sistema Único de Saude, 20 anos: balanço e perspectivas” demostra desde a criação do Sus que ocorreu no ano de 1988 onde Sistema Único de Saúde foi estabelecido pela Constituição Federal com a ideia de tratamento de saúde de forma igualitária com um atendimento integral e participação da comunidade. O artigo enfatiza o três ordens de questões inter-relacionadas: o processo deimplantação do SUS; os avanços efetivos em relação ao acesso, à integralidade e à gestão; e os desafios decorrentes de fatores exógenos ao SUS.
Desde a década de 90 o processo de implantação do SUS, tem sido repleto de ambigüidades, avanços e dificuldades. A implantação exige decisão e iniciativa governamental e instrumentos para efetivá-la, entre eles a disponibilidade de recursos financeiros e suportepolítico organizado, particularmente por parte dos grupos sociais afetados positivamente pela política. A proposta de um sistema de saúde igualitário chocou-se com o legado histórico de uma sociedade marcada pela diferenciação e pela segmentação no próprio campo da atenção à saúde. Entender a implementação do SUS implica entender a configuração institucional das políticas anteriores queencorajaram a expansão de redes de produção e gestão da assistência à saúde. Um dos legados das políticas prévias é a dependência do sistema público em relação à rede privada prestadora de serviços. Ao longo das duas últimas décadas, tem ocorrido a ampliação da rede pública, principalmente a ambulatorial, que aponta tanto o esforço para universalização da assistência a partir da garantia de acesso àatenção primária e de reversão do modelo assistencial centrado no atendimento hospitalar, quanto está relacionada ao aprofundamento do processo de descentralização, gerando maior pressão sobre os governos locais. Em função das diferenças de valores pagos aos prestadores, caso o estabelecimento tenha condições favoráveis no mercado que lhe permitam prescindir do SUS, a sua opção será sempre vender serviçospara os planos de saúde, exceto nos procedimentos para os quais os valores pagos pelo SUS sejam superiores.
O SUS possui o maior número de estabelecimentos de saúde, é responsável pela maior parte dos procedimentos e pela cobertura de três quartos da população. Além disso, é no SUS que a população encontra cobertura para procedimentos tipicamente de saúde coletiva, além do fornecimento demedicamentos na atenção ambulatorial que por sinal é um dos itens de maior gasto privado em saúde. De acordo com dados do artigo a cobertura pelo PSF tem aumentado gradativamente, atingindo, em 2007, 95% dos municípios, embora cobrindo apenas cerca de 50% da população e enfrentando problemas quanto à qualidade, resolutividade e fixação de recursos humanos, particularmente do médico de família. Em relaçãoà saúde bucal, os avanços são recentes e a cobertura era de apenas 40,9% da população no mesmo ano. A implantação em 2004 do Programa Brasil Sorridente, que engloba ações com o objetivo de ampliar o acesso à saúde bucal, entre outras ações aumentou o número de equipes de saúde bucal e estas passaram a ficar vinculadas a equipes do PSF. Em 2001 havia cerca de 2.200 equipes de saúde bucal, ao passoque em 2005 este número já subira para 12.900. Mas de acordo com aPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2003), ainda é grande a parcela de brasileiros que nunca foi ao dentista (15,9%), embora em 1998, esta proporção fosse ainda maior (18,7%). Da perspectiva da gestão, o SUS constitui um exemplo de pacto federativo democrático, no qual as ações são acordadas em instâncias formais coma participação das três esferas de governo e da sociedade. O arranjo institucional para construção de uma rede regionalizada de serviços tem avançado no sentido de resolver os problemas da coordenação, e favorecer a superação dos problemas de ação coletiva de forma a produzir uma relação cooperativa entre os entes federados, buscando-se otimizar a utilização da rede de serviços e ampliar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre o artigo "Equidade do SUS"
  • Artigo SUS
  • Sus (resumo de sus)
  • Resumo sus
  • resumo do sus
  • resumo sus
  • Artigo AVA SUS
  • artigo sobre o sus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!