Resumo do livro - O que é História e Filosofia da Ciência.

Páginas: 10 (2352 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICA


GUEVISTON LIMA DA SILVA










Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela prof.ª Maria Stela, do curso de Licenciatura em Ciências biológicas.Manaus
2014

Caminhos primeiros: uma imagem no espelho da própria ciência.
Até o século XV a Europa vivia aos arredores de si mesma. O receio em explorar águas desconhecidas fazia-os viver sob uma navegação costeira. Ao oriente viviam os árabes, uma civilização complexa e difícil de conquistar. Ao norte, numa época em que nem se falava de energia elétrica as lamparinas predominavam acesaspor combustível.
Foi, nesse mundo europeu cercado por suas histórias, conquistas e derrotas, que se iniciaram os passos para o surgimento da ciência moderna. Não se sabe ao certo, se foi esse desenvolvimento da ciência que os fizeram ir a mar adentro, rompendo seus muros e se expandindo pelo mundo. Ou se, foi esse rompimento de muros, que os fizeram trazer pra dentro da Europa as ideias,fundamentais para o brotamento dessa ciência. O século XV foi um século turbulento, um período de redescoberta da cultura clássica, e o descobrimento de novas culturas.
A redescoberta da cultura clássica se dá com o domínio de Bizâncio (império Romano ocidental) pelos Otomanos (islâmicos). Os bizantinos fogem para a Europa ocidental, começam entusiasmados a traduzir e recuperar textos antigos eesquecidos. Essa retomada ao conhecimento antigo fica conhecida como Renascimento, onde aconteceram uma série de outras descobertas.
A descoberta de novas culturas está ligada ao abalo da conquista dos europeus com o mundo islâmico. As rotas para as índias, parte da península ibérica, eram controladas pelos mulçumanos. Sempre foi aspiração dos europeus, conquistas essas fronteiras dos mulçumanos e sefosse possível, abrir espaço para novos caminhos que dessem às índias, e outras muitas riquezas para que pudessem competir com o mundo islâmico.
Até os finais do século XV, os portugueses e espanhóis conseguiram realizar essa conquista. As rotas portuguesas até as índias descem pela costa africana, cruzam o mar índico e chegam até a Índia. As rotas espanholas, tomando rumo ao mar aberto seguindosempre para o ocidente e chegam até as outas índias (América).
Com o descobrimento dessas novas rotas, surgem também um a série de novos conhecimentos vindos de outros povos e culturas, surgindo assim uma nova ciência. Alguns acreditavam que essa ciência deveria vir dos conhecimentos clássicos, outros, porém defendiam que uma nova forma de conhecimento deveria ser reconhecida. De fato, muitasnovidades foram trazidas para a Europa, novidades que os estudiosos antigos jamais haviam previsto. Tudo era muito diferente, por isso cabia-se a necessidade de criar nova maneira de se estudar tudo aquilo. Entretanto, apesar de não mencionarem essas novidades, os textos antigos serviram de guia para essas novas conquistas. A própria descoberta da américa foi consequência desses textos antigos.Navegadores como Colombo lendo esses textos, acreditava que indo sempre para o ocidente, chegaria no que seriam as índias, levando em consideração a teoria de que a terra era redonda. Pensamento esse que muitos antigos já haviam imaginado.
Entre os séculos XVI e XVII vai se formando a ciência moderna. Quando se fala em ciência moderna, logo se pensa em exemplos tradicionais, como Galileu, Einstein,Newton. Um exemplo menos tradicional e bem oportuno para a ocasião, seria a medicina no século XVI, onde desde os tempos da medicina clássica, discutia-se se ela era uma técnica (preocupada em curar doenças) ou uma ciência (preocupada em teorias sobre as doenças e suas ligações com as outras teorias). O mais intrigante, é que nem uma outra área, havia se intrometido tanto em outras ciências como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro Filosofia da Ciência
  • RESUMO DO LIVRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS DA NATUREZA
  • Resenha do livro filosofia da ciência
  • Resenha do livro filosofia da ciencia
  • Resenha do livro filosofia da ciencia
  • Resenha do Livro a Filosofia da Ciência
  • filosofia resumo do livro introdução a filosofia
  • Fichamento do Livro Historia da Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!