ghfhgh

3199 palavras 13 páginas
Curso: Direito
Disciplina: Filosofia I
Prof(a): Valéria

SEMINÁRIO I

Grupo 1: até 8 membros
Seminário 1: Os sofistas
Data de apresentação:
Pontos: 20 pontos

Entregar para a professora um texto escrito com um resumo sobre o tema – até 5 páginas - e outro para a turma -– 1 ou 2 páginas. O texto escrito deverá ser elaborado pelo próprio grupo. Qualquer referência de livros ou Internet deverá ser citada devidamente (colocando aspas, página e referência bibliográfica completa). Ver normas da ABNT, disponível no site da PUC, biblioteca. É importante uma conclusão contendo uma avaliação do grupo com relação ao tema apresentado.

Roteiro: Apresentar as ideias centrais dos sofistas e caracterizar os principais grupos de sofistas, a partir do livro História da Filosofia, vol. I , da editora Paulus. Autores: Giovanni Reale e Dario Antiseri. Enfatizar o que é antilogia, quando falar de Protágoras; retórica e niilismo quando falar de Górgias; sinonímia quando falar de Pródico e mnemotécnica quando falar de Hípias. Complementar as ideias dos filósofos sofistas, com os fragmentos dos diálogos de Platão (Teeteto, Protágoras, Górgias). Os fragmentos estão nas páginas azuis do livro História da Filosofia. No final, mostrar a visão crítica de Platão em relação aos sofistas a partir da leitura do livro Sofista, de Platão. Resumir cada definição exposta ao longo do livro. Por último relacionar as ideias dos sofistas com o Direito ( Se o grupo preferir, a relação com o Direito pode ser feita no decorrer do trabalho. Ex: Quando falar das ideias de Protágoras, fazer alguma relação das mesmas com o Direito. Outro exemplo: Quando falar de Hípias e Antifonte relacionar com o direito natural e direito positivo.

A forma de apresentar o trabalho fica a critério do grupo ( exposição do tema pelos membros do grupo, uso de data show , teatro, dinâmicas com a turma, vídeo...) Podem relacionar filmes com essa temática. Ex: Obrigado por fumar; Advogado do

Relacionados

  • ghfhgh
    1216 palavras | 5 páginas