resumo do livro - A morte e a morte de Quincas Berro D'Agua

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água
Editora: Record
Autor: Jorge Amado
Origem: Nacional
Ano: 1999
Edição: 86
Numero de paginas: 96
Acabamento: Brochura
Personagens principais

Joaquim Soares da Cunha ou Quincas Berro D'Água - (protagonista)
Sua família - Otacília, mulher; Vanda, filha; Leonardo Barreto, genro; Eduardo e Marocas, irmãos.
Seus amigos - Curió, Negro Pastinha; CaboMartim; Pé-de-vento.
Sua amante - Quitária do Olho Arregalado
Resumo 1
Tudo se passa depois da morte de Quincas, quando seu corpo é descoberto por uma amiga em um cômodo imundo, trajando farrapos e uma meia rasgada que revela o dedão do pé. Algum tempo antes, porém, ele já havia, de certa forma, morrido moralmente para seus familiares.
Sua primeira morte, portanto, se dá quando ele decidedeixar de ser um cidadão venerável para se transformar em Quincas Berro d’Água, boêmio errante que abandona seu posto de esposo e pai e se lança de corpo e alma na vadiagem, particularmente no álcool, daí o novo nome pelo qual passa a ser conhecido.
Com sua segunda morte, a família pode finalmente viver seu luto, embora apenas na aparência, pois, no fundo, estão aliviados com os novosacontecimentos. Agora a filha Vanda, o genro Leonardo, Tia Marocas e seu irmão caçula, Eduardo, não precisam mais carregar, diante da sociedade, o fardo da desonra.
Como uma prestação de contas diante do grupo social, eles resolvem enterrar o que já passou e providenciam uma máscara de dignidade para Joaquim, oferecendo-lhe um velório e um enterro dispendiosos. Mas seus companheiros de farra, ao perceberem norosto do morto um sorriso cínico e debochado, quase como um sinal da futura revanche, creem que Quincas está vivo e sequestram o defunto para uma noitada inesquecível.
Daí em diante a confusão está instaurada, pois ninguém mais sabe quando, afinal, o morto morreu, já que, mais tarde, o barco em que os amigos se encontram com Quincas é assaltado por ondas furiosas, e é neste instante que elesdecretam a verdadeira passagem do companheiro para o reino da morte.
Resumo 2
Quincas Berro D'água era um velho debochado e Vagabundo das ruas da Bahia. Um dia amanheceu morto num quarto imundo.
Foram testemunhas do que aconteceu apenas Mestre Manuel e Quitéria do Olho Arregalado.
Teria sido assim: a família do morto - sua respeitável filha Vanda e seu formalizado genro, Leonardo, funcionáriopúblico de promissora carreira, tia Marocas e seu irmão mais moço, Eduardo- acreditavam que tudo não passava de invenções de bêbados e patifes.
Vanda foi chamada quando o santeiro avisou que Quincas havia morrido sozinho num quarto pobre e sujo. Ela, a filha envergonhada porque o pai, Joaquim Soares da Cunha (verdadeiro nome de Quincas) homem respeitável, funcionário da mesa de Rendas Estadual haviase entregado à vida de bêbado. Quando ela chegou, depois de avisar o marido Leonardo e os parentes, Tia Marocas e Eduardo, viu o cadáver do pai e apenas via o cachaceiro, debochado e jogador, sem família, sem lar, sem flores e sem reza.
A família fica preocupada com o preço do velório: o caixão era caro, uma fortuna, hoje não se pode nem morrer. Compraram uma roupa preta, sapatos pretos, camisabranca, gravata e meias. Vanda estava preocupada de onde sairia o caixão.
Vanda, recostada ao cadáver do pai, vai se lembrando do passado. Dez anos levara Joaquim aquela vida absurda, depois que abandonara a família, sua mulher Otacília. Era citado no jornal como o Rei dos vagabundos da Bahia, o Cachaceiro-mor de Salvador, o filósofo esfarrapado da rampa do mercado, o senador das gafieiras.Regressou à infância, lembrou-se de seu noivado e ficou comovida. .
Quando todos chegam para o velório, Quincas no caixão sorria e passou a chamar as mulheres de Jararacas. Vanda estremeceu na cadeira. Quincas mantinha um sorriso vitorioso nos lábios. Ajeitou-se melhor no caixão.
Mestre Manuel, navegador, se lembra de como Joaquim recebeu o apelido de Berro D’água: Quem sabia melhor beber do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: a morte e a morte de quincas berro d'agua
  • Resenha do livro “A morte e a morte de Quincas Berro D'Água”
  • Resumo e questões: A morte e a morte de Quincas Berro D'Agua
  • A morte e a morte de quincas berro d'agua
  • A morte e a morte de quincas berro d'agua
  • A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água
  • A morte e a morte de Quincas Berro D'Água
  • A morte e a morte de quincas berro d'agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!