Resumo do livro: A cultura do novo capitalismo

Páginas: 39 (9727 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DANNYELLA MAG SATLHER
JULIANA ARAÚJO DE PAULA
LARISSA VILELA CAMPOS










Resumo do livro:
“A CULTURA DO NOVO CAPITALISMO”
RICHARD SENNETT













UBERLÂNDIA
NOVEMBRO DE 2014.UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DANNYELLA MAG SATLHER
JULIANA ARAÚJO DE PAULA
LARISSA VILELACAMPOS







Resumo do livro:
“A CULTURA DO NOVO CAPITALISMO”
RICHARD SENNETT


Resumo do livro “A Cultura do Novo Capitalismo – Richard Sennett”utilizado como requisito parcial de avaliação da disciplina Sociedade, Trabalho e Educação, sob a orientação da Profª Joelma Lúcia V. Pires, realizado no 4º ano do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia.









UBERLÂNDIA
NOVEMBRO DE2014.
O livro A cultura do novo capitalismo, publicado no Brasil em 2006, é resultado das Conferências Castle, em um ciclo de palestras realizadas na Universidade de Yale.As Conferências Castle tiveram como objetivo promover a reflexão sobre as bases morais da sociedade e do governo e ampliar o entendimento das questões éticas que cercam o indivíduo em nossa complexa sociedade moderna.Essasconferências tiveram como assuntos centrais a ética, a política e a economia.
Richard Sennett nasceu no dia 1 de janeiro de 1943. É um sociólogo e historiador norte-americano que estudou musicologia e violoncelo em Nova Iorque, porém, uma lesão na sua mão esquerda determinou o fim de sua carreira musical.
Fez graduação em sociologia pela Universidade de Chicago, e doutorado em Harvard. Foi professor epesquisador de Yalee diretor de um programa de estudos sobre a família urbana no Cambridge Institute, um centro de pesquisa sociológica fundado por ele, em Cambridge.
Sennett ensina história e sociologia na New York University, onde fundou em o New York Institute for the Humanities. É professor de teoria social e teoria cultural e coordenador acadêmico da London School of Economics e diretordo Cities Programme.Esteve à frente da Comissão de Estudos Urbanos da UNESCO e, desde 1996, dirige Council on Work. É consultor da UNESCO na área de planejamento urbano.
A princípio interessado na vida dos trabalhadores em meio urbano, aborda questões do desenvolvimento social e arquitetural de cidades, mudanças no mundo do trabalho e sociologia da cultura. Teve influência de Hannah Arendt e MichelFoucault no desenvolvimento de seu trabalho.
Seu trabalho é baseado em relatos de vida, notadamente de trabalhadores condenados à mobilidade, que não lhes possibilita o estabelecimento de vínculos duráveis.
Richard Sennett é um dos mais instigantes analistas sociais da modernidade e escreveu livros: A corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo, O Declínio do HomemPúblico: as tiranias da intimidade, Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual.
O seu livro “A cultura do novo capitalismo” abrange três temáticas específicas como: trabalho, talento e consumo. Ele é organizado em quatro capítulos:“Burocracia”, “O talento e o fantasma da inutilidade”, “A política do consumo” e “O capitalismo social em nossa época”. Os capítulos visam aproximar-se das temáticaspropostas promovendo a compreensão da cultura do novo capitalismo.

Introdução
Na década de 60, jovens radicais tinham como alvo as instituições, particularmente as grandes corporações e os governos rígidos, nesse cenário criaram a Declaração de Port Huron, que foi um documento que deu origem á Nova Esquerda, que se apresentou dura tantocontra o socialismo de Estado como contra as corporaçõesmultinacionais. Os jovens radicais acreditavam que desmontando as instituições, seriam capazes de gerar comunidades, porém o que aconteceu foi a fragmentação das grandes instituições que deixou o estado e as vidas de muitos indivíduos fragmentadas, não gerando o senso comunitário.
Nos últimos 50 anos o grau de criação de riqueza tomou grandes proporções na sociedade, esse crescimento causou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo A Cultura do Novo Capitalismo
  • A Cultura Do Novo Capitalismo
  • A cultura do novo capitalismo
  • RESUMO DO LIVRO: SENNETT, Richard, A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006. P.11-79; 165-180
  • Resumo do livro: O que é Cultura
  • resumo do livro o cristao e a cultura
  • RESUMO DO LIVRO: O QUE É CULTURA?
  • Resumo do livro o que e cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!