Resumo do livro do tronco de ipe

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Em O Tronco do Ipê, narra-se, em terceira pessoa, e entre muitas peripécias, a história de Mário e Alice. Mário suspeita que seu pai foi assassinado e vive oprimido por isso, o que o torna próximo deManuel Canho, o gaúcho. O avô de Mário era dono da fazenda o Boqueirão, fazenda no interior fluminense, onde vivia com o filho e o neto (Mário).

Viúvo o velho torna a casar-se e sua esposa teceintrigas que culminaram com a expulsão do pai de Mário, que só retorna a fazenda quando o velho pai esta doente. Durante a visita, o pai de Mário morre em circunstâncias meio misteriosas e, com ochoque da morte do filho, morre também o velho. Quando se faz o levantamento dos bens deixados pelo avô, descobre-se que todos os bens estão hipotecados a um amigo do pai de Mário, que passa a ser o novoproprietário da fazenda.

O fato surpreende a todos e levanta suspeitas de que o pai de Mário foi assassinado pelo atual dono do Boqueirão, o agora Barão da Espera. As suspeitas se fortalecem pelaatitude paternalista do Barão de Espera, que praticamente sustenta Mário e sua Mãe, como se quisesse acalmar a consciência. Mário salva Alice, filha do Barão, de morrer afogada, mas continua asuspeitar do pai da moça. Vai estudar na Corte de onde regressa formado sete anos depois, numa véspera de Natal.
Tronco do Ipê, de José de Alencar

No romance regionalista O Tronco do Ipê, José deAlencar narra a história de um amor envolvido em mistérios, à sombra de um crime. A obra retrata também a decadência da região do café no Rio de Janeiro do século XIX. Traz como cenário o interiorfluminense e trata da ascensão social de um rapaz pobre.

Na obra, caracteristicamente de casa-grande aristocrática, com sinhás e mucamas, com ioiôs e negros velhos do tempo da escravidão, com barão, padree até compadre - o romancista contrasta duas figuras brasileiras de meninas moças; Alice e Adélia com alguma coisa de "flor agreste, cheia de seiva, e habituada a se embalar ao sopro da brisa ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro o tronco do ipê
  • Resumo tronco do ipe
  • o tronco do ipe
  • Tronco do Ipê
  • Tronco do Ipê
  • O TRONCO DO IPE
  • O Tronco do Ipê
  • analise O tronco do ipê

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!