Resumo do Filme Germinal

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 21 de março de 2015
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO – ASCES
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL, 2015.1.



José Sérgio Rodrigues de Torres






RESUMO DO FILME “GERMINAL”
(1993, Berri, Claude - França)











CARUARU – PE
2015
José Sérgio Rodrigues de Torres








Resumo por escrito do filme “Germinal” de 1993, requisitado na disciplina TEORIA SOCIOLÓGICA I, no curso de SERVIÇO SOCIAL, naASCES – Caruaru – PE.
Profa: Fernanda Luma.

















CARUARU – PE
2015
O filme “Germinal” é uma obra épica produzida na França em 1993 e é baseado no romance homônimo de Émile Zola e dirigido por Claude Berri, trata-se de uma refilmagem do filme feito em 1963 com direção de Yves Allégret com locações na França e Itália. A história se passa no norte da França do século 19 em uma pequena vilade trabalhadores pobres que são explorados em minas de carvão, onde são expostos a condições de trabalho em total desacordo com a dignidade humana. Com a explosão do capitalismo que esta intrinsecamente ligada à Revolução Industrial, novos modelos de negocio são idolatrados e postos em pratica pelos grandes empresários da época. A França passava por uma delicada crise em decorrência de uma baixa naexportação de ferro, que outrora fora motivo de orgulho e prosperidade para a nação, o que não mais acontece visto que os americanos haviam encontrado uma maneira mais rápida e barata de tratar do minério de ferro, fortalecendo assim o próprio mercado e abandonando o ferro francês. O filme começa com a chegada de um estranho à procura de trabalho depois de perder o que possuía como maquinista dotransporte de ferro, enquanto isso uma família se prepara para o seu trabalho nas minas de carvão, trata-se de uma família de 7 filhos, o pai é interpretado pelo lendário ator Gerard D’epardieu e no desenrolar da trama destaca-se como um dos principais pivôs da revolta contra os empresários do carvão.
Lantier, o estranho que chegou a cidade à procura de emprego esbarra com um senhor de 58 anos(pai de Toussaint), dois quais 50 foram dedicados a exploração do carvão mineral e logo em seguida com Catherine, filha mais velha de Toussaint Maheu (Gerard D’epardieu) que de inicio não pode lhe ajudar. Ao entrarem nas dependências da mina, Toussaint é informado que uma companheira de trabalho havia falecido e que eles precisariam encontrar o mais rápido possível outra pessoa para ocupar a vaga,Catherine lembra-se do estranho e informa ao pai sobre sua existência e que ele está à procura de trabalho, relutante Toussaint manda chamá-lo para ocupar a vaga. Lantier (o estranho) inicia os duros trabalhos na mina, observa a presença de mulheres, idosos e crianças, contempla o sofrimento dessas pessoas e reflete, logo faz amizade com Catherine que divide seu almoço com ele e conversa a respeitodo trabalho, um dos trabalhadores observa os dois e sente ciúmes, pois ele está interessado em Catherine.
Toussaint conversa com Lantier, e através de sua influência na cidade consegue um lugar para que ele possa dormir, o filme corre seguindo essa rotina que trabalho, enquanto isso Lantier nutre ideias Marxistas e as compartilha com seus companheiros de trabalho, inclusive com Toussaint que deinicio não simpatiza muito, visto que é um dos mais antigos funcionários da mina. É visível a situação de desordem e desigualdade sociais presente na pequena vila, a maioria das famílias vive em casas que pertencem aos donos da mina, os baixos salários dos membros de cada família são parte do único orçamento que a casa tem, todos vivem precariamente em regime de endividamento crescente, asmulheres mães de família se dirigem á uma das únicas mercearias da vila em busca de credito, porém recebem respostas negativas a menos que aceitem trocar a comida por favores sexuais, o que acabam fazendo em decorrência da situação em que se encontram, tendo filhos para dar de comer. A trama também retrata a presença de doenças, roubos e estupros. A jovem Catherine é uma das jovens que acabam por se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO DO FILME GERMINAL
  • Resumo do filme germinal
  • resumo de filme o germinal
  • Resumo do filme germinal
  • Resumo filme germinal
  • resumo filme o germinal
  • resumo filme germinal
  • RESUMO CRÍTICO DO FILME O GERMINAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!