RESUMO DO CRET CEO

351 palavras 2 páginas
RESUMO DO CRETÁCEO
(PALESTRA SOBRE O MEIO AMBIENTE)

­Por

Amanda Cristina da Silva Nascimento

Trabalho em cumprimento às exigências da disciplina Iniciação Científica do Professor Luis Barros do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

Fundação Técnico Educacional Souza Marques
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
Rio de Janeiro, 2015.
INTRODUÇÃO

A Antártica está ligada a muitas questões ambientais e climáticas. O que aconteceu no cretáceo a alguns anos atrás, tem muito haver com o que está acontecendo hoje em dia.

Antártica: Ambiente, Clima e Fósseis.

A expedição do Dr. Sc Marcelo Carvalho, do Museu Nacional, para a antartica. Teve todo um treinamento expecifico, como rapel por exemplo,tipo de alimentos para consumo e também consultas com psicologos. O governo estava a frente de todo o projeto.
Para irem a antartica, foi pego primeiro um avião, com destino ao chile. E depois toda a viagem foi seguida por um navinho da Marinha.
Já na ilha de James Ross na Antártica, onde foi montado a base do acampamento e aonde está depositado os sedimentos do cretáceo. Todos os países podem explorar cientificamente a antartica. Chamado de tratado de Madri.
O cretáceo foi um período muito importante no Brasil. Temos como exemplos dele: o efeito estufa e o petróleo. Sua importância na parte biologica, foi a vinda do homo sapiens. Foi um dos periodos mais quentes do tempo geológico.
Os meios de coleta de fósseis na água, se dá pelo interior da carapaça de um dos crustáceos , verificando microscopicamente os fósseis ali dentro.
Nas plantas (comparando as evidências com o nosso periodo atual e o cretáceo), temos os estômatos. Que quando se abrem ou fecham , sabemos quando o clima está quente ou frio.

Mas tudo isso gerou uma consequência, de lá pra cá. Houve o derretimento das calotas polares, ocasionando a elevação do nível do mar.

O que foi coletado na Antartica?

Foram coletadas folhas, troncos carbonizados (ação do vulcão), pinhão,

Relacionados

  • Farmacia
    38820 palavras | 156 páginas