Resumo do capítulo 1 - AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES (A SÍNDROME DE PIRANDELLO)

866 palavras 4 páginas
Resumo do capítulo 1 - AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES (A SÍNDROME DE PIRANDELLO)
O estudo das funções mentais superiores constitui a base para toda a compreensão dos complexosmecanismos por meio dos quais se desencadeiam os comportamentos e se estrutura a realidade psíquicade cada indivíduo. Trata-se de fundamentos para compreender de que maneira a mente humana constróisua visão de mundo, percebe o que acontece, interpreta os fatos e comanda os comportamentos.
PSICOLOGIA
As técnicas de psicologia contribuem para que as pessoas identifiquem elementos desconhecidos por elas,que as impulsionavam em direção a comportamentos indesejados, a incertezas e a angústias.
→ O cérebro é o palco das funções mentais superiores; o que a mente comanda não ultrapassa os limites defuncionamento das estruturas cerebrais e as possibilidades dessas funções, por meio do processamento doque ali se encontra armazenado. São elas: Sensação; Percepção; Atenção; Memória; Pensamento; Linguagem e Emoção.
A) Sensação
Operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. Essas informações permitem ao cérebro compor uma imagemmental correspondente a elas.
B) Percepção
Realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação; processo mental peloqual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência.
C) Atenção
A cada momento, inúmeros estímulos chegam ao cérebro. A atenção possibilita selecionar alguns edescartar os restantes, por meio de células cerebrais especializadas, denominadas detectores de padrão. A atenção filtra os estímulos sendo que os estímulos “selecionados” compõem a figura da percepção.
D) Memória
É a faculdade de reproduzir conteúdos inconscientes, sendo desencadeada por sinais,informações recebidas pelos sentidos, que despertam a atenção. Se esta não acontecer, a informação nãoativa a memória.
E e F) Linguagem e Pensamento
São funções mentais superiores diretamente associadas. A

Relacionados