Resumo do capitulo 1 e 2

Páginas: 3 (506 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
No primeiro capítulo “Sobre o riso” diz o autor que o riso, o bom humor e a simplicidade são fatores fundamentais no desempenho satisfatório da função do educador, pois quando encaramos assurpresas da profissão com amor e bom humor, temos mais disposição para enfrentar as dificuldades.
No capítulo seguinte “SOBRE JEQUITBÁS E EUCALIPTOS” enfatiza a diferença entre professor e educador. Oprofessor é encarado como profissão, ou seja, não é espontâneo, natural, mas sim um indivíduo treinado para exercer tal função. Já o educador, é visto como vocação, fruto de uma virtude que nasce daesperança e do amor em se doar na construção da educação do outro. O autor compara profissões e vocações a plantações como de uma floresta. O professor é comparado a eucaliptos “raça sem vergonha quecresce depressa, para substituir as velhas árvores seculares que ninguém viu nascer nem plantou”, sendo assim profissionais treinados e manipulados para trabalharem conforme as leis que sistema impõe,diferenciados dos educadores, que são pessoas que possuem uma singularidade de personalidade,uma maneira especial de compartilhar seus conhecimentos. O mundo moderno valoriza o imediato, aquilo quefornece resultados rápidos. Dessa forma, o educador ficou adormecido dando lugar ao professor, como indivíduo que fica limitado a transferir conhecimento em troca de resultados e estatísticas interessantespara o sistema regente, dominado pelo Estado e pelas empresas. O sistema prefere o indivíduo que produza, mesmo que sem qualidade do aquele que desenvolve um trabalho eficiente respeitando o ritmo doeducando e priorizando sua formação como cidadão.

No primeiro capítulo “Sobre o riso” diz o autor que o riso, o bom humor e a simplicidade são fatores fundamentais no desempenho satisfatório dafunção do educador, pois quando encaramos as surpresas da profissão com amor e bom humor, temos mais disposição para enfrentar as dificuldades.
No capítulo seguinte “SOBRE JEQUITBÁS E EUCALIPTOS”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Capitulo 1 e 2 Os Maias
  • Resumo Capitulo 1 e 2 PMBOK
  • resumo parte capitulo 1 e capitulo 2 Inovação
  • Resumo livro de samuel 1
  • RESUMO PLT CAPITULO 1 E 2 DIREITO
  • resumo capitulo 1 e 2 livro filosofando
  • Resumo dos capítulos 1 e 2 do livro o que é etnocentrismo
  • Resumo dos capitulos 1 e 2 livro Gestão Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!